Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com formação esdrúxula, Corinthians apanha da bola e do Fortaleza

Colunista do UOL

21/08/2022 19h58Atualizada em 21/08/2022 22h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Fortaleza 1 x 0 Corinthians foi uma pelada de quinta categoria que premiou a equipe que buscou a vitória e castigou o adversário que entrou em campo porque era obrigado, mas queria jogar só na próxima quarta-feira.

O Corinthians, que já havia jogado no lixo a chance de brigar pelo título brasileiro poupando forças em vários confrontos, inclusive, de forma inacreditável, nos dois Dérbis, entrou com os reservas reforçados de Cássio e Róger Guedes. Tanto a "estratégia" e, pois, a consequente derrota eram previsíveis pelo histórico de Vítor Pereira: foram os mesmíssimos erro e placar da derrota em Cuiabá. Era tão óbvio, pelo histórico, que o Timão jogaria três pontos no lixo que este colunista cravou

Ramiro e Viltal, que não deixaram ninguém com saudade, reestrearam. Com toda a linha defensiva preservada (Fágner, Gil, Balbeuna e Fábio Santos), VP armou a defesa com Bruno Méndez improvisado na direita, Bambu, Robert Renan e Piton. Não tinha como dar certo.

O primeiro tempo, abaixo da crítica, não merece nem sequer comentários.

VP voltou com Yuri Alberto e Du Queiroz, respectivamente, nos lugares de Róger Guedes e Fausto Vera. É difícil saber se as alterações foram pensadas em melhorar o time em Fortaleza ou denscansar Róger e Fausto para quarta-feira.

A pelada continuou medonha. E quase o Fortaleza, em um lance que todo mundo errou a bola, abre o placar com gol olímpico de Juninho Capixaba: a cobrança resvalou nas costas de Bruno Méndez e explodiu na trrave.

Léo Natel (meu Deus) e Renato Augusto substituíram Vital e Giuliano.

O Corinthians, no entanto, continuou jogando pensando na quarta. E o Fortaleza, muito mais interessado, para abrir da zona da degola. E, por isso, Moisés, após deixar Robert Renan com a bunda no chão, fez um belo gol. Pela ridícula, mais uma, atuação, quem "merecia" ter ficado no chão no lance era Bambu: que zagueiro horroroso!

Logo após o gol, Ceballos teve um choque de cabeça com Yuri Alberto, caiu desacordado e deixou o gramado do Castelão de ambulância.

Se é questionável se o Leão do Pici jogou para ganhar, é indiscutível que o Corinthians foi mal escalado e atuou bizarramente para, com todos os deméritos, merecer a derrota.

Quarta-feira, no Rio, o Corintihans visita o Fluminense pela ida das semifinais da Copa do Brasil. O Flu, registre-se, enfiou 5 no Coritiba com força máxima. O Fortaleza, que só disputa o Brasileirão, volta a atuar no próximo domingo, contra o São Paulo, no Morumbi.

A análise completa de Fortaleza x Corinthians e a nota dos jogadores alvinegros e do técnico Vítor Pereira você confere, com Ricardo Perrone e eu, na Live do Corinthians no UOL Esporte.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.