Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flamengo festeja no Maracanã vaga doada por VP em Itaquera

Colunista do UOL

09/08/2022 23h21Atualizada em 09/08/2022 23h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A protocolar vitória por 1 a 0 deu um colorido especial à comemoração rubro-negra de uma vaga que já era da equipe de Dorival Júnior há uma semana. Se o Corinthians sentiu falta de Paulo Sousa no confronto, o Flamengo não teve por que lamentar a saída de Sylvinho, que fez o mesmo curso Uefa que Vítor Pereira...

O confronto, como dito aqui anteriormente com todas as letras, brindando o óbvio, foi decidido na Neo Química Arena, antes mesmo da bola rolar, quando VP, de forma absurda, nada inteligente e inacreditável, teve a pachorra de barrar Fábio Santos na lateral esquerda e escalar Cantillo (que não é, nunca foi nem nunca será 5) na cabeça de área para marcar Arrascaeta. A questão, no Maracanã, era saber o total do placar agregado e, com o 1 a 0, o Flamengo passou a régua com 3 a 0

Com a vantagem rubro-negra de dois gols aberta na ZL, o objetivo do Corinthians, à espera de um milagre, era conter danos e, por isso, com uma semana de atraso, armou um time mais precavido, com Roni atrás de Du Queiroz e Fausto na trinca de volantes. Tivesse feito isso no primeiro jogo, a chance de o Corinthians ter chegado em condições reais de brigar pela vaga ou até em vantagem eram enormes.

A opção por Bruno Méndez e Raul Gustavo talvez seja um sinal (eu digo talvez porque são tantos absurdos que é difícil ter certeza do que passa na cabeça do treinador corinthiano) que os experientes Gil e Balbuena joguem o Derby de sábado, pelo Brasileiro. Mesmo precisando de gols, no plural, Róger Guedes foi preterido e ficou ao lado de Renato Augusto e Mosquito no banco.

Do lado rubro-negro, Dorival Júnior, fiel ao seu estilo discreto, simples e eficiente, a antítese de Paulo Sousa, não inventou moda e escalou o time titular que todo o mundo sabe de cor e salteado, com cada atleta na sua posição, sem palhaçada.

Como em Itaquera, a primeira chance foi corinthiana: Adson, sem ângulo, botou Santos para trabalhar. O Flamengo teve uma grande chance na cabeça de Everton Ribeiro. Com lances alternados, o equilíbrio da primeira etapa sublinhou como o Corinthians pensou errado o primeiro jogo e como isso acabou sendo decisivo para a justa classificação rubro-negra.

O Corinthians voltou para o segundo tempo com o meia Renato Augusto no lugar do volante Fausto, e o Flamengo, com o relógio do seu lado, não mexeu. Nem precisava! Empurrado pela necessidade e por 4 mil fanáticos, o Corinthians partiu para o ataque e abriu espaços. No primeiro contra-ataque, Pedro foi à rede. Não dá para dizer que foi o gol que acabou o confronto porque, à vera, a classificação rubro-negra à semifinal da Libertadores foi selada uma hora antes da partida de ida, quando VP anunciou a bizarra escalação.

A tranquilidade do Flamengo aumentou quando Bruno Méndez, com a interferência do lixo do VAR, foi expulso. Balbuena entrou no lugar de Adson para recompor a zaga: vale lembrar que Gil, herói da classificação na Bombonera, ficou no banco tanto na ZL quanto no Maraca! Haja pano para os puxa-sacos passarem para o comandante português!

Vidal e Cebolinha entraram só para terem os nomes na ficha técnica do jogo, o Flamengo, mesmo com o freio de mão puxado, teve chances para aumentar o placar, mas falhou nas finalizações e o 1 a 0 prevaleceu. No final das contas, a simplicidade do técnico rubro-negro ao lidar com o ótimo elenco fez a diferença no embate contra as invenções de VP com seu elenco caro, envelhecido e mal montado.

Sábado, o vice-líder Corinthians recebe o líder Palmeiras: só falta VP repetir a insanidade do primeiro turno (quando o Palmeiras venceu o misto frio alvinegro por 3 a 0) e não escalar força máxima no Derby para poupar pensando no duelo com Atlético-GO pela Copa do Brasil! Aí, realmente, seria o fim do mundo. O Flamengo enfrenta duas vezes o Athletico-PR: domingo, em casa, pelo Brasileiro, quarta, em Curitiba, pela Copa do Brasil.

O Corinthians, que não venceu o Always Ready em duas oportunidade, deu adeus à Libertadores com cinco gols marcados e duas vitórias em dez jogos: haja pano para o VP, hein? Vai reclamar do quê?

A análise completa de Flamengo 1 x 0 Corinthians e a avaliação dos atletas alvinegros e do técnico VP você confere, com Ricardo Perrone e eu, na Live do Corinthians no UOL Esporte.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.