Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pênalti imbecil cometido por Raul tira vitória e liderança do Corinthians

Colunista do UOL

15/06/2022 23h26Atualizada em 16/06/2022 08h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se considerar que o Athletico-PR jogou mais que o Corinthians, que o Vítor Pereira foi pior que Felipão e que a partida foi na Arena da Baixada, Athletico-PR 1 x 1 Corinthians foi para os visitantes.

No entanto, o vice-líder Corinthians chegou a sentir o gostinho da vitória e da liderança na maior parte do jogo, Mas, no final, uma penalidade absolutamente cretina e indiscutível cometida pelo zagueiro Raul Gustavo em Vitor Roque deu justiça ao marcador e um ponto para o Furacão: 1 a 1.

O Athletico-PR começou com tudo, atacando e pressionando no papel de mandante. Em vacilo de Willian, Cássio precisou trabalhar logo de cara.

Quando o Corinthians respirou, em falta sofrida por Willian, Róger Guedes, no melhor estilo Zenon, colocou na gaveta e botou o time do povo em vantagem aos 5 minutos. Com Cantillo, que não é, nunca foi nem nunca será volante, Mantuan, que não é lateral direito, e Piton, que é muito mais um ala que um lateral esquerdo, o Corinthians não foi armado para administrar vantagem nem marcar todo atrás da linha da bola. O gol, no entanto, foi sentido pelo Furacão, que diminuiu o ímpeto e a pressão.

E o Corinthians, trocando passes e, com emoção defensiva, mas qualidade no ataque (fronhas pós-modernos preferem o termo "terço final"), conseguiu controlar a segunda metade da primeira etapa e, com um pouco mais de capricho, poderia ter até ampliado.

Depois de ter mais sorte que juízo, VP voltou para o segundo tempo com Rafael Ramos no lugar de Adson, corrigiu o problema de marcação na lateral direita e avançou o Mantuan para a sua, a ponta direita.

O Furacão veio para o abafa. Na melhor chance para empatar, Vitor Roque carimbou a trave de Cássio. Para reforçar a marcação e dar um gás novo, Cantillo (com 66 minutos de atraso) e Giuliano deram lugar a Roni e Renato Augusto.

Se Cantillo não deveria estar no campo, Roni não tem bola nem cérebro não para ficar no banco e, após trocar "inteligência" com Hugo Moura, foi expulso com justiça como o não menos cerebral meio-campista athleticano. À vera, pelo futebol de ambos, a saída dos dois não prejudicou em nada a partida.

Para segurar atrás, VP trocou Willian por Fábio Santos e adiantou Piton. Era melhor ter tirado Raul, que, em noite medonha, cometeu, como já dito, pênalti claro e completamente imbecil e desnecessário. Terans cobrou e igualou, 1 a 1, resultado justo pela falta de inteligência de Raul e pela luta do Furacão.

Agora, o vice-líder Corinthians recebe o Goiás de Jair Ventura, domingo, na Neo Química Arena, com obrigação de vencer.

Saravá, São Jorge!

A análise completa de Athletico-PR 1 x 1 Corinthians e as notas dos jogadores e do técnico Vítor Pereira você confere na Live do Corinthians no UOL Esporte com Ricardo Perrone e eu. Segue o líder!

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.

Quem mandou matar Marielle? E por quê?

Justiça para Dom Phillips e Bruno Pereira!