Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Seleça, Selelama, Craque e Armagedon da 9ª rodada do Brasileirão

 Gustavo Mantuan comemora o gol que deu a vitória e a liderança ao Corinthians - Heber Gomes/AGIF
Gustavo Mantuan comemora o gol que deu a vitória e a liderança ao Corinthians Imagem: Heber Gomes/AGIF

Colunista do UOL

06/06/2022 22h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Corinthians nem precisou jogar bola para voltar à liderança isolada do interminável Campeonato Brasileiro de pontozzz corridozzz. Bastou o improvisado Mantuan usar a cabeça e uma mísera finalização certa para o time do povo superar o vice-lanterna Atlético-GO e ultrapassar Palmeiras e Atlético-MG, que ficaram em um decepcionante 0 a 0.

Por falar em decepção, o Flamengo apanhou do lanterna Fortaleza com gol nos acréscimos e segue perdendo tempo com o fraquíssimo Paulo Sousa. A teimosia burra travestida de convicção da perdida e soberba diretoria rubro-negra está custando muito caro.

O São Paulo também poderia ter aproveitado os tropeços dos favoritos, mas, pelo terceiro jogo seguido, piorou no segundo tempo e cedeu o empate ao adversário com direito a palhaçada na hora de Calleri pegar a bola para desperdiçar um "pênalti" criado pelo lixo do VAR. O Avaí agradece.

SELEÇA: Daniel (Internacional); Mantuan (Corinthians), xx, Gil (Corinthians) e Piton (Corinthians); Johnny (Internacional), Du Queiroz (Corinthians), Zé Welison (Fortaleza) e Alê (América-MG); Marcos Leonardo (Santos) e Robson (Fortaleza). Técnico: Vojvoda (Fortaleza).

SELELAMA: Jandrei (São Paulo); Luccas Claro (Fluminense), Pablo (Flamengo) e Arthur Chaves (Avaí); João Lucas (Cuiabá), Felipe Melo (Fluminense), Willian Arão (Flamengo), Valdivia (Cuiabá) e Copete (Avaí); Pedro (Flamengo) e Calleri (São Paulo). Técnico: Paulo Sousa (Flamengo).

CRAQUE da 9ª rodada: DU QUEIROZ

Sem Maycon, suspenso, e com Giuliano e Renato Augusto apagados, Du Queiroz foi volante e armador e fez a grande jogada que resultou no cruzamento de Piton para o gol de Mantuan, tento que deu a vitória sobre o Atlético-GO e a liderança isolada ao Corinthians.

ARMAGEDONS da 9ª rodada: CALLERI e PAULO SOUSA

Calleri - R.Pierre/AGIF - R.Pierre/AGIF
Calleri lamenta pênalti perdido contra o Avaí pelo Brasileirão
Imagem: R.Pierre/AGIF

Futebol profissional é coisa séria. Ou deveria ser. Não é campeonato de recreio interclasses onde quem que pede para bater é que cobra o pênalti porque quer ser artilheiro. E, por causa da falta de comando e seriedade, Calleri desperdiçou a "penalidade" (uma piada o segundo pênalti doado pelo lixo do VAR com a subserviência do soprador de apito encarnado Anderson Daronco), ressuscitou o Avaí no jogo e o São Paulo, que não fez o 2 a 0 mesmo com Reinaldo (ótimo cobrador e que converteu a penalidade existente do 1 a 0) em campo, acabou cedendo o 1 a 1 e desperdiçou a chance de ficar no G-4. Vale registrar que, pelo terceiro jogo seguido (Corinthians, Ceará e, agora, Avaí), Rogério Ceni piorou o time com suas substituições e o Tricolor cedeu o empate. No Flamengo, Pedro também perdeu pênalti e Paulo Sousa não ficou nem sequer constrangido em revelar que não fez o seu trabalho de definir quem seria o batedor. É o fim do mundo!

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.