Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que os argentinos dizem que Guardiola é cria da sua escola de técnicos

Capa de "Che Pep", livro que mostra conexão de Guardiola com a Argentina - Reprodução
Capa de "Che Pep", livro que mostra conexão de Guardiola com a Argentina Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

11/06/2023 09h36

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O título europeu conquistado ontem (10) pelo Manchester City de Pep Guardiola mexeu com o famoso orgulho argentino. E a razão é bem simples de entender.

Lenda em seu ofício, o catalão é um notório apaixonado pela Argentina, onde costumava passar "temporadas secretas" para absorver ideias sobre futebol em sua formação como técnico.

Sua conexão com o país vizinho gerou até um ótimo livro (a coluna leu e recomenda): "Che Pep", escrito por Vicente Muglia, jornalista do ''Olé'', publicado em 2016, com 298 páginas.

pep - Paul Ellis - Pool/Getty Images - Paul Ellis - Pool/Getty Images
Pep Guardiola e Marcelo Bielsa em Leeds United x Manchester City
Imagem: Paul Ellis - Pool/Getty Images

Até vôlei

A obra descreve que Guardiola, ainda jovem, se inspirou no famoso "caráter argentino" de "não desistir nunca" e "fazer muito com pouco", além da inquestionável paixão do país por futebol.

O livro narra vários encontros seus com mentes preparadíssimas como Jorge Valdano, Gabriel Batistuta e o técnico de vôlei Julio Velasco - só três nomes.

É interessante também a descrição das viagens que Guardiola fez ao Qatar (para encontrar Caniggia) e, principalmente, para a Argentina para falar com seus dois ídolos, César Menotti e Marcelo Bielsa --ele e o "Loco" passaram dias numa fazenda falando de futebol sem parar.

Guardiola reforça sempre que Bielsa foi o melhor treinador que conheceu. E que a Argentina de 2002 é uma das suas referências de bom jogo, apesar do desastroso resultado.

A Argentina caiu fora daquela Copa logo na primeira fase. Venceu a Nigéria (1 a 0), perdeu para a Inglaterra (0 a 1) e empatou (1 a 1) com a Suécia.

"Che Pep" traz também diversas análises de técnicos argentinos sobre o trabalho de Guardiola, que é tratado como um ilustre representante da escola de treinadores do país. Dois dos nove profissionais que opinam são Tata Martino e Gabriel Milito.

Futebol à parte, o trecho mais interessante do livro trata da paixão de Guardiola pela literatura argentina --é fanático por "Operação Massacre", de Rodolfo Walsh-- e como Pep, pessoalmente, ajudou na investigação do acidente de trânsito que matou o jornalista argentino Jorge Topo López durante a Copa do Mundo do Brasil.

Quem se interessa por futebol vai encontrar em "Che Pep" uma embasada análise sobre o que coloca a Argentina, mesmo com suas inúmeras dificuldades socioeconômicas, no Primeiro Mundo do saber.

Às vezes até no topo, como mostra Guardiola.