Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

River Plate negocia retorno de Nacho Fernández para 2023

Nacho Fernández, do Atlético-MG, no duelo contra o Emelec, pela Libertadores - Staff Images / CONMEBOL
Nacho Fernández, do Atlético-MG, no duelo contra o Emelec, pela Libertadores Imagem: Staff Images / CONMEBOL

Colunista do UOL

01/11/2022 07h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O River Plate entrou em contato com Nacho Fernández na semana passada para sondar sua volta ao clube na temporada 2023, apurou a coluna em Buenos Aires.

Estudando qual será seu elenco para o ano que vem, o gigante de Núñez entende que a volta de Nacho seria útil para ajudar a adaptação do novo técnico. Será Martín Demichelis, hoje treinando o time B do Bayern, que acerta detalhes para ser anunciado oficialmente pelo River até o mês que vem.

Nacho está com 32 anos e seu atual contrato com o Atlético-MG vai até o final de 2023. Sua resposta à sondagem do River foi positiva, e os argentinos agora estudam como negociar o seu retorno antes do término do compromisso com o Galo.

Problema com pagamento

O que será levado em conta pelo River na negociação com o Atlético-MG é o atraso do clube brasileiro em uma das parcelas do pagamento. O Atlético-MG acertou a contratação de Nacho em fevereiro do ano passado, por US$ 6 milhões de dólares (cerca de R$ 32 milhões na cotação da época).

"Trata-se de atraso pontual, no valor de 1,66 milhão de dólares", informou o Galo por meio de nota, reconhecendo a dificuldade do pagamento. "Foi motivado pelo momento financeiro (fluxo de caixa) por que passa o clube, desde o final de 2021 e agravado no primeiro quadrimestre deste ano. Tão logo o problema de caixa esteja contornado, o Galo fará o pagamento devido."

Tal dificuldade gerou um alerta da Fifa por meio de um "transfer ban" (proibição de inscrição de jogadores), deixando o clube na pendência do acerto para buscar novas contratações.

O River Plate está classificado para a Libertadores de 2023. E é grande a curiosidade na Argentina para conferir como será a participação do clube depois da saída de Marcelo Gallardo. Maior treinador da história da instituição, o "Napoleão de Núñez" treinou o River consecutivamente por nada menos que oito anos e meio.