Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Argentina acumula problemas às vésperas de fechar lista para a Copa

Scaloni, pensativo em partida da Argentina  - Luis ACOSTA / AFP
Scaloni, pensativo em partida da Argentina Imagem: Luis ACOSTA / AFP

Colunista do UOL

22/10/2022 09h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma das favoritas ao título da Copa do Mundo do Qatar, a Argentina trocou a sua tranquilidade dos últimos meses por uma apreensão que está deixando o técnico Lionel Scaloni intrigado.

O treinador entregou à Fifa ontem (21) a sua lista de 50 nomes para a Copa do Mundo. Desta relação, ele vai extrair, no próximo dia 14, os 26 atletas que carregarão o sonho azul e branco de conquistar o Mundial, o que não ocorre desde 1986.

A pergunta que fica agora é se ele contará com jogadores lesionados e com outros que atravessam inatividade em seus clubes.

O primeiro caso é o de Ángel Di María. Titular indiscutido na seleção, ele está lesionado há dez dias (estiramento na perna direita) e tem seu retorno previsto para o próximo dia 6, mas seu ritmo de jogo é incerto.

Incerta também é a situação de Paulo Dybala, que está fazendo um tratamento especial com plaquetas para acelerar sua recuperação de uma lesão mscular. O fisioterapeuta da AFA (Associação Argentina de Futebol) acompanha seu caso de perto, e a seleção espera que ele esteja em condições de jogo pouco antes da estreia na primeira fase.

A Argentina está no Grupo C, enfrentando, na ordem, Arábia Saudita, México e Polônia.

Outro titular, como Di María, que vem sendo acompanhado de perto, é Giovani Lo Celso. Ele carrega um incômodo muscular já há um mês, tanto que não vem sendo escalado normalmente pelo técnico Unai Emery no Villarreal. O jogo de amanhã, contra o Almería, é importante para reconhecer suas condições.

Outros dois jogadores considerados certos na lista para a Copa carregam problemas físicos. São eles o polivalente Juan Foyth (inflamação no joelho) e o técnico Exequiel Palacios (dores na cintura), que corre sério risco de ficar fora e ser substituído por Alexis Mac Allister (Brighton, ex-Boca) ou Enzo Fernández (Benfica, ex-River).

Por fim, a situação do lateral-direito Gonzalo Montiel também carece de atenção. Ele vinha sendo absolutamente esquecido no Sevilla. Desde a chegada de Jorge Sampaoli, Montiel atuou nos quatro jogos (três deles como titular). A rodagem é bem-vinda. Ex-River, Montiel é útil a Scaloni quando a partida pedir uma marcação mais apertada, como a feita em Neymar na final da Copa América.

Quem vinha em situação parecida era o volante Rodrigo de Paul, que recuperou o posto de titular no Atlético de Madri do técnico argentino Diego Simeone.