Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Marcelo Gallardo respira aliviado: Borja desencanta e já empolga o River

Miguel Borja comemora seu primeiro gol pelo River Plate na vitória por 3 a 0 contra o Aldosivi - Reprodução/Twitter/@RiverPlate
Miguel Borja comemora seu primeiro gol pelo River Plate na vitória por 3 a 0 contra o Aldosivi Imagem: Reprodução/Twitter/@RiverPlate

Colunista do UOL

25/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Alívio em Núñez. Contratado para ser o goleador do River Plate neste segundo semestre, o colombiano Miguel Ángel Borja demorou apenas dois jogos para estrear nas redes com a camisa do gigante argentino. Foi dele o terceiro na vitória por 3 a 0 ontem (24) em Mar del Plata contra o Aldovisi pela décima rodada do Campeonato Argentino.

Borja começou no banco, e entrou em campo aos 16 minutos do segundo tempo, quando a partida ainda estava 0 a 0. Por conta da sua explosão e de inteligentes e, quem diria, técnicas jogadas, o River encurralou o rival e chegou aos 3 a 0 em tão somente cinco minutos (gols aos 26, 29 e 31 da segunda etapa).

O primeiro foi de Agustín Palavecino, depois de uma assistência espetacular de Borja, que amorteceu com o peito e serviu para o meio-campista definir com enorme elegância (sou apelido é "O Elegante de Florida", pelo lugar onde nasceu).

O segundo foi de Lucas Beltrán, depois de uma série de dribles e nova assistência de Borja. Logo na saída de bola, o terceiro, em finalização precisa do colombiano, eleito o melhor em campo pelas rádios La Red e Mitre, as mais ouvidas em Buenos Aires.

mune - Marcelo Endelli/Getty Images - Marcelo Endelli/Getty Images
Marcelo Gallardo, técnico do River Plate, acena para torcedores durante jogo na Argentina
Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Para o técnico Marcelo Gallardo, a partida teve sabor especial. Os quatro jogadores trazidos neste mercado de passes —Borja, Beltrán, Solari e Aliendro— atuaram muito bem, e ele foi bem-sucedido em todas as alterações.

O River está com um time titular interessante e com excelentes reservas. Ontem saíram do banco, por exemplo, um grupo de peso: Borja, Quintero, Solari, De La Cruz e Enzo Pérez.

Outro ponto forte é o ataque que pinta agora com uma dupla potente e que se complementa. O voluntarioso Beltrán encontra no oportunismo de Borja um aliado ideal.

O gigante vermelho e branco agora vem em nono no campeonato, com 15 pontos, sete atrás do líder, o surpreendente Atlético Tucumán do técnico Lucas Pusineri, ex-Independiente.

O "Decano" que comanda a Argentina no momento preza pela eficiência defensiva. Levou só três gols em dez jogos, e conta com uma zaga de muita firmeza especialmente com Bianchi.

O goleiro boliviano Lampe é outro ponto alto da equipe e do país em si. O atacante Maestro Puch, de apenas 18 anos, tem pinta de craque.