PUBLICIDADE
Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Boca estreia camisa com número bicolor: qual a ideia por trás da novidade

Boca lançou camisa com números bicolores - Divulgação CABJ
Boca lançou camisa com números bicolores Imagem: Divulgação CABJ
Conteúdo exclusivo para assinantes
Tales Torraga

Jornalista e escritor, Tales Torraga nasceu em Mogi das Cruzes (SP), mas é, segundo os colegas, "mais argentino que os próprios argentinos". Morou em Buenos Aires e Montevidéu, girou pela imprensa brasileira e portenha e escreveu 15 livros ? o último deles, Copa Loca, é sobre a...Argentina nos Mundiais.

Colunista do UOL

02/08/2021 12h00

Em má fase nos gramados, o Boca Juniors chamou a atenção neste fim de semana na Argentina com um uniforme bem diferente do normal. O chatíssimo 0 a 0 de ontem (1º) contra o Talleres de Córdoba marcou a estreia de uma camisa cinza com números bicolores, algo difícil de se encontrar mundo afora.

Embora o clube não pense em abandonar a sua emblemática camisa "azul e ouro", como seus orgulhosos torcedores a definem, a "casaca alternativa" caiu no gosto dos fanáticos por duas alusões a conquistas históricas do clube.

O tom acinzentado é uma alusão à temporada 2001, quando o Boca conquistou a Libertadores pelo segundo ano seguido. E o número bicolor faz referência ao Mundial vencido em 1978 diante do Borussia Mönchengladbach.

bo - Divulgação CABJ - Divulgação CABJ
Boca Juniors estreou camisa no 0 a 0 com o Talleres no Campeonato Argentino
Imagem: Divulgação CABJ

O uso da camisa ante o Talleres também teve uma coincidência de datas. A conquista de 1978 ocorreu em um 1º de agosto de 1978, quando o time argentino comandado pelo técnico Toto Lorenzo fez 3 a 0 ante os alemães em plena Borussia. Os argentinos mais atentos, porém, perceberam que a homenagem guarda uma "licença poética", pois a camisa de número bicolor foi usada no jogo de ida na Bombonera, que terminou com um 2 a 2.

Na ocasião, o Boca inverteu as cores dos números. O fundo amarelo da camisa levou um número azul, e o fundo azul teve um contorno amarelo.

A camisa nova do clube traz também a inscrição "XENEIZE" (com letras maiúsculas). Vem da sua fundação, em 3 de abril de 1905, por Esteban Baglietto, Alfredo Scarpatti, Santiago Sana e os irmãos Teodoro e Juan Antonio Farenga, filhos de italianos.

À época, a maioria dos habitantes do bairro portuário de La Boca era de origem italiana, muitos deles de Gênova. O dialeto local era chamado pelos genoveses de "zeneize" (ou" zeneise") e derivou para "xeneize", como se autointitula a maior torcida da Argentina (cerca de 40% da população de 45 milhões de habitantes).