Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O dia em que Maradona jogou pelo Defensa y Justicia

Maradona com uniforme do Defensa y Justicia em 1980 - Reprodução Defensa y Justicia
Maradona com uniforme do Defensa y Justicia em 1980 Imagem: Reprodução Defensa y Justicia

Colunista do UOL

18/05/2021 12h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Adversário do Palmeiras hoje (18) pela Libertadores, o Defensa y Justicia, nos arredores de Buenos Aires, também tem uma história para contar com Diego Armando Maradona, o maior jogador argentino de todos os tempos.

Foi em 1980, pouco depois de Maradona ganhar e ser eleito o craque do Mundial Juvenil no Japão (em 1979). Ainda defendendo o Argentinos Juniors, mas já a caminho do Boca (o que aconteceria em 1981), Maradona vestiu o uniforme verde e amarelo de um time de motoristas de ônibus da linha 148, de uma empresa chamada "El Halcon" ("O Falcão", apelido do Defensa na Argentina). É esta a origem do clube que se dedicava às funções sociais e que começaria a galgar as divisões de acesso na Argentina a partir de 1982.

A foto de Maradona é de um campeonato de motoristas (o "interlineas" que segue disputado até hoje, e que tinha muita fama nos anos 1980). Com Diego em campo, é claro que o time faturou a competição - além da sua magia em campo, os mais antigos no clube destacam a sua simplicidade. Maradona ainda iria completar 20 anos.

Outro Maradona que jogou pelo Defensa y Justicia foi o irmão de Diego, Lalo, em 1991 e 1992. É bastante famosa na Argentina a ajuda de Diego, que bancou os torcedores do Defensa em uma viagem a Santa Fe. A partida contra o Colón pela Série B foi adiada em um dia e foi Maradona quem pagou o hotel dos torcedores que puderam ficar na cidade até o fim daquele encontro.