PUBLICIDADE
Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Senna e Fangio: confira o especial publicado pelo UOL Esporte em 1º de maio

Pintura de Ayrton Senna abraçando Juan Manuel Fangio - Reprodução TV
Pintura de Ayrton Senna abraçando Juan Manuel Fangio Imagem: Reprodução TV
Tales Torraga

Jornalista e escritor, Tales Torraga nasceu em Mogi das Cruzes (SP), mas é, segundo os colegas, "mais argentino que os próprios argentinos". Morou em Buenos Aires e Montevidéu, girou pela imprensa brasileira e portenha e escreveu 15 livros ? o último deles, Copa Loca, é sobre a...Argentina nos Mundiais.

Colunista do UOL

03/05/2021 11h41

Conhecida em todo o mundo, a amizade entre Senna e Fangio guarda poucos registros mesmo neste 2021 de tanta informação. Até os quilométricos obituários reservam escassos parágrafos para a relação. A biografia mais completa sobre o piloto brasileiro, "Ayrton, o Herói Revelado", com suas 640 páginas de fôlego do autor Ernesto Rodrigues, traz apenas seis breves remissões a Fangio.

Para preencher esta lacuna, o UOL Esporte publicou no último sábado, 1º de maio, o resumo da investigação mantida durante anos na Argentina em jornais, revistas, rádios, portais e TVs, além de entrevistas com parentes, amigos e jornalistas próximos a Fangio. O resultado esclarece como o "bom velhinho" argentino e o jovial brasileiro trocaram entre si a sabedoria e vitalidade necessárias para fazer da diferença de idade de quase 50 anos uma bem-vinda aliada na paixão mútua pelas corridas.

Esta história recebia seus contornos finais há exatos 27 anos. Em Ímola, com a chocante morte instantânea de Senna. Em Buenos Aires, quando Fangio sentou-se pela última vez para ver uma corrida de carros, razão da sua vida que, tal qual o mundo o conheceu, terminaria de certa forma também ali.

Confira o especial clicando aqui.