Topo

Tales Torraga

Tudo sobre o Boca: como o time de Tevez chega para decisão na Vila Belmiro

Salvio e Tevez correm pelo Boca contra o Santos na Bombonera - Divulgação CABJ
Salvio e Tevez correm pelo Boca contra o Santos na Bombonera Imagem: Divulgação CABJ

Colunista do UOL

13/01/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A coluna repassa agora cada um dos titulares do Boca Juniors contra o Santos hoje, às 19h15, na Vila Belmiro. Saiba também quais são os pontos fracos e fortes de cada setor e as principais estratégias do técnico Miguel Ángel Russo depois do 0 a 0 da semana passada na Bombonera.

DEFESA
Só levou dois gols em cinco jogos neste mata-mata. É o que a equipe tem de melhor, e não são poucos os que colocam o setor no mesmo nível das grandes defesas xeneizes da história, com Bermudez, Samuel e companhia.

ESTEBAN ANDRADA - 29 anos - 1m94 / 83 kg - no Boca desde ago.18
O sobrenome traz boas lembranças para o santista, mas este Andrada não tem nada a ver com aquele que sofreu o milésimo gol de Pelé. Com os erros de Armani pelo River, ganhou cartaz como o melhor da Argentina - e com justiça.

LEONARDO JARA - 29 anos - 1m83 / 80 kg - no Boca desde fev.16
Lateral-direito, vem sendo quase um zagueiro pela beirada do campo. Pode ser aproveitado também como volante - atuou assim no 2 a 2 de sábado contra o Argentinos Juniors pela Copa Maradona.

CARLOS IZQUIERDOZ - 32 anos - 1m85 / 88 kg - no Boca desde ago.18
Se o capitão é Tevez, Izquierdoz é o líder da equipe em campo. Impositivo, forte, sério, é um dos poucos que não se abalaram com as derrotas seguidas para o River. Um dos ídolos deste time.

LISANDRO LÓPEZ - 26 anos - 1m93 / 80 kg - no Boca desde fev.19
O companheiro perfeito de Izquierdoz, o complemento de juventude ao experiente colega. Domina o ofício tanto quanto o amigo, só não pode correr o risco de abusar dos pontapés e cotoveladas.

FRANK FABRA - 29 anos - 1m74 / 66 kg - no Boca desde fev.16
Os contra-ataques do Boca certamente passarão pelos seus pés e pelas suas arrancadas. Não anda em alta com a torcida pela fraca atuação da semana passada e pela sina de sumir em jogos decisivos.

MEIO-CAMPO
Volantes são volantes, meias são meias. É um setor que joga de maneira básica e eficiente - uma boa descrição, aliás, para todo o trabalho do técnico Miguel Ángel Russo.

NICOLÁS CAPALDO - 22 anos - 1m77 / 73 kg - no Boca desde fev.19
Faz o básico, mas com qualidade. Volante clássico, daqueles que roubam a bola e já tocam de lado. Praticamente um defensor a mais na frente dos zagueiros.

PULPO GONZÁLEZ - 32 anos - 1m78 / 73 kg - no Boca desde nov.20
Distribui melhor o jogo que Capaldo, mas tampouco se arrisca nas subidas ao ataque. Seu físico vem sendo uma dúvida, e em meio a lesões e recuperações, sua saída para a entrada de Campuzano é a eventual primeira mudança de Russo.

EDUARDO SALVIO - 29 anos - 1m73 / 71 kg - no Boca desde jul.19
Apesar de artilheiro da equipe com seis gols, atuou mal na Bombonera na semana passada e deu mais munição aos que dizem que some em jogos decisivos. É tão técnico quanto displicente. Responsável pela armação pela direita.

SEBASTIÁN VILLA - 24 anos - 1m79 / 71 kg - no Boca desde ago.18
Vai jogar sempre perto do compatriota colombiano Fabra e tentar armar um "trem" pela esquerda para contra-atacar o Santos. É outro acusado pela torcida de cochilar nas decisões.

ATAQUE
É um time de jogadas, não de jogo ofensivo. Os dois homens de frente recebem até bolas longas e depois se viram para encontrar maneiras de ameaçar o rival.

CARLITOS TEVEZ - 36 anos - 1m71 / 77 kg - no Boca desde jan.18 (passagem atual)
Luta para este jogo não ser a sua aposentadoria. É o Carlitos de sempre: briga o jogo inteiro com os zagueiros e tenta as finalizações da maneira que dá. Como é capitão, às vezes tenta passar bravura aos companheiros abusando da violência. Uma arbitragem mais rigorosa pode expulsá-lo antes do fim.

FRANCO SOLDANO - 26 anos - 1m80 / 76 kg - no Boca desde ago.19
É o soldado que vai para a guerra ao lado de Tevez. Sua capacidade de finalização é mínima (exceto pelo alto). Em algum momento da partida deve ceder lugar a Wanchope Ábila, de condições realmente superiores.

TÉCNICO
MIGUEL ÁNGEL RUSSO - 64 anos - no Boca desde dez.19 (passagem atual)
.
É comparado a Zinedine Zidane pelo seu estilo sereno e de estridência zero no vestiário (algo praticamente impossível no Boca, convenhamos). Dúvidas na formação em Santos? Um meio-campo mais conservador com Campuzano no lugar de Salvio e com Ábila partindo desde o começo na vaga de Soldano. Caso mudem os homens, o esquema não vai ter alteração: o seu pragmático 4-4-2 dificilmente é deixado de lado em prol do 4-5-1 ou 4-3-3.

Seu banco de reservas, com os atacantes Ábila e Zárate e o meia Cardona, talvez seja o melhor de toda a Libertadores.