Topo

Tales Torraga

Argentina testa sua 'Messidependência' versão 2020

Colunista do UOL

12/11/2020 08h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Argentina encara o Paraguai às 21h (de Brasília) desta quinta (12) na Bombonera, em Buenos Aires. A partida vale pela terceira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Qatar. Lionel Messi está com o tornozelo esquerdo dolorido e começa entre os titulares, mas sua presença em campo durante os 90 minutos é bastante incerta.

Messi - Getty Images - Getty Images
Messi comemora gol da Argentina contra o Equador nas Eliminatórias para a Copa do Mundo
Imagem: Getty Images

O técnico Lionel Scaloni até cogitou escalar Di María na vaga do astro do Barcelona, mas os treinos realizados no CT da AFA em Ezeiza, na capital argentina, mostraram que o camisa 10 está apto para iniciar o confronto - resta saber em quais condições.

O esforço em escalar Messi "entre algodones", que é como os argentinos chamam a presença de um atleta sem total rendimento físico, se justifica pela diferença dos resultados que a seleção tem com e sem ele em campo. A Argentina carrega até aqui 100% de aproveitamento nas Eliminatórias, com vitórias sobre Equador e Bolívia, e Messi 100% do tempo nas duas partidas.

A "Messidependência" que leva o astro a jogar mesmo no sacrifício ficou escancarada na última edição das Eliminatórias. O camisa 10 foi responsável pelos três gols que renderam a classificação ao Mundial da Rússia, mas sua ascendência foi mais profunda que o retrato final. Ele disputou dez jogos e somou 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota, com aproveitamento de 70% dos pontos. O rendimento sem Messi? Pífios 29,1%, índice de Bolívia ou Venezuela.

Sem o 10 em campo, a Argentina perdeu para Bolívia, Paraguai e Equador, empatou com Venezuela, Peru, Paraguai e Brasil, e só ganhou da Colômbia.

Os titulares de Scaloni nesta quinta contra o Paraguai na Bombonera serão Armani; Montiel, Otamendi, Martínez Quarta e Tagliafico; Paredes, De Paul e Palacios; Messi, Ocampos e Lautaro Martínez.

A seleção paraguaia vem na quarta colocação da atual edição das Eliminatórias, com uma vitória (sobre a Venezuela) e um empate (com o Peru). O time é treinado por um argentino, Toto Berizzo, ex-Estudiantes e Sevilla.

Além de olhar para o Paraguai como um adversário direto na obtenção da vaga para o Qatar-2022, a Argentina tem um objetivo extra para buscar os três pontos nesta noite: apenas em duas ocasiões na história, nas Eliminatórias para os Mundiais de 2002 e 2010, a azul e branca fechou as três primeiras rodadas com 100%. Os técnicos de então eram Loco Bielsa e Coco Basile. Quem diria que Scaloni poderia fazer companhia a esta dupla.