Topo

Tales Torraga

O que está por trás da nova internação de Maradona

Colunista do UOL

03/11/2020 08h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

* Diego Armando Maradona vive nova oscilação. Segundo Leopoldo Luque, seu médico pessoal, ele caminhou e treinou normal na quinta, mas na sexta apareceu dopado e com aspecto frágil na homenagem recebida, no estádio do Gimnasia, pelos seus 60 anos. A razão? Excesso de remédios, e ajustar os medicamentos é um dos objetivos da internação.

Maradona - Reprodução TV - Reprodução TV
Maradona é homenageado por seus 60 anos
Imagem: Reprodução TV

* Maradona não vinha caminhando com a frequência que o fez perder 20 quilos. A prótese no joelho direito não lhe dá mais a estabilidade necessária, e ele diminuiu os exercícios até parar de vez, neste fim de semana.

* Rocío Oliva, última namorada de Diego, contou ao canal de TV América que a dificuldade do ex-craque é com o álcool. Que Maradona é obrigado a tomar diversos remédios para hipertensão, ansiedade e problemas com o sono. Isolado pela pandemia, não encontrou a força necessária para se manter abstêmio e seu tratamento funcionar.

* Rocío afirmou também que esta tentativa de deixar Maradona longe da bebida é um tema frequente de brigas dela (com a ajuda da ex-mulher de Maradona, Claudia, e das filhas mais velhas) com o entorno do jogador, incluindo seu representante, seus advogados e dirigentes do Gimnasia. Rocío e a família tiram a bebida; os demais o abastecem.

* As oscilações de humor de Maradona foram reveladas pelo seu médico ao canal DirecTV na noite de ontem. Muitas vezes, Diego tem dificuldade para falar e não demonstra vontade de interagir, o que jamais fez parte do seu perfil. O médico revelou também que a internação foi uma surpreendente brecha autorizada por Maradona para cuidar da saúde.

* A alimentação também é questionada. O canal de TV El Trece ouviu médicos que cravaram: Maradona está com anemia e falta de apetite, comendo cada vez menos, decorrência de uma depressão.

* Que foi agravada, aliás, no fim de semana do aniversário. Maradona passou sexta, sábado e domingo reclamando da solidão e dizendo que sentia falta dos pais, já mortos.

* Um rumor na porta da clínica foi o de que Diego havia sofrido um AVC, o que o médico imediatamente negou.

* A situação de Maradona foi tão surpreendente que ele recebeu o "alerta rojo" da Crónica TV, semelhante aos antigos Plantões da Globo. Diego há tempos não causava tamanho alarde, sendo personagem da emblemática placa vermelha com letras garrafais brancas do canal.

* Ainda segundo os médicos ouvidos pela TV América, a situação de Maradona deve se estender por mais semanas, e sua volta ao futebol como técnico do Gimnasia é totalmente incerta. Seu médico pessoal emitiu opinião diferente: "Diego está consciente, lúcido e pode ir embora quando quiser, embora meu dever seja preservá-lo aqui por mais tempo".

* A surpresa do anúncio da cirurgia de Maradona neste fim de tarde foi explicada desta maneira pelo seu médico: "Os exames mostraram que isto era o melhor a fazer. Não tínhamos esta previsão, agora com os resultados, temos."

* A cirurgia é considerada de baixo risco pelos muitos médicos que passam pelos canais da TV argentina. A operação é semelhante à que foi submetida Cristina Kirchner em outubro de 2013, recebendo alta cinco dias depois.