Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Olho nele: Djokovic volta afiado em Monte Carlo

Aparentemente, a pausa fez bem a Novak Djokovic. Depois de uma campanha decepcionante em Indian Wells e de não competir em Miami, o número 1 do mundo voltou aos torneios nesta terça-feira, no Masters 1000 de Monte Carlo, anotando uma imponente vitória por 6/1 e 6/2 sobre o russo Roman Safiullin, atual 41º do ranking.

Sem Goran Ivanisevic, mas com o ex-tenista sérvio Nenad Zimonjic em sua equipe, Nole passou com notas máximas por um teste que não era tão simples assim. Embora não esteja em uma boa fase, Safiullin é um oponente perigoso, que tem no currículo vitórias recentes sobre gente como Alcaraz, Zverev, Shelton, Paul, Jarry e outros.

Djokovic mostrou as habituais ótimas devoluções, uma movimentação elogiável e um tênis ofensivo e preciso o bastante para disparar no placar até fazer 6/1 no primeiro set. Safiullin teve poucas chances. Ao que tudo indica, o corpo descansado e o tempo adicional para treinar em Monte Carlo eram a prescrição ideal para que o sérvio voltasse a jogar um belo tênis.

Sim, foi apenas a estreia, e a amostra é pequena para fazer uma avaliação mais abrangente do que esperar de Djokovic na temporada de saibro. É também verdade que mesmo no Australian Open, onde também deixou a desejar, Djokovic teve momentos de brilho (principalmente contra Mannarino) que deram aos fãs uma esperança de título.

Logo, é cedo para comentar demais e estabelecer rankings de favoritismo rumo a Roland Garros. Porém, se o que se deve fazer é avaliar com as informações à disposição no momento - e acredito que seja esta a postura correta - é preciso dizer que Djokovic deu bons sinais nesta primeira aparição em Monte Carlo.

Coisas que eu acho que acho:

- Enquanto isso, Alcaraz anunciou nesta terça que não jogará em Monte Carlo, confirmando as especulações dos últimos dias sobre uma lesão no braço direito (músculo pronador redondo). Um problema a menos para Djokovic e Sinner, mas sobretudo para o sérvio, que poderia encontrar o espanhol nas semifinais.

- Quem também ganha com isso é o canadense Félix Auger-Aliassime, que enfrentaria Carlitos na segunda rodada. Casper Ruud, o cabeça 8, também leva vantagem, pois Alcaraz era seu provável oponente de quartas de final. Resta saber se o norueguês vai aproveitar e chegar tão longe. No seu caminho pode aparecer Hubert Hurkacz, que vem em boa sequência e foi campeão do ATP 250 de Estoril no fim de semana.

Continua após a publicidade

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes