Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Monteiro x Alcaraz: Brasil dá azar mais uma vez no Rio Open

Dá para dizer com segurança que o sorteio da chave de simples do Rio Open não foi muito generoso com os tenistas da casa. Thiago Monteiro, atual número 2 do Brasil, vai estrear logo contra o espanhol Carlos Alcaraz, campeão de Wimbledon e atual número 2 do ranking mundial. João Fonseca, de 17 anos, considerado a principal promessa do país, também terá como primeiro adversário um cabeça de chave. O carioca vai enfrentar Arthur Fils, de 19 anos, número 36 do mundo.

O sorteio reforça a falta de sorte dos tenistas da casa no Rio Open. Em dez edições do torneio, brasileiros enfrentaram o cabeça de chave 1 do ATP 500 carioca em cinco oportunidades. Em 2015, Thomaz Bellucci estreou contra Rafael Nadal. Em 2017, o mesmo Bellucci teve de fazer seu primeiro jogo no torneio contra o top 5 Kei Nishikori. Em 2020, Felipe Meligeni, que ganhou um convite, duelou na fase inicial contra Dominic Thiem, quarto do ranking. No ano passado, foi a vez de Matheus Alves pegar Carlos Alcaraz na estreia. Em todos esses jogos, só uma vitória: Bellucci sobre Nishikori.

Se considerarmos os quatro principais cabeças de chave, houve nove estreias de brasileiros contra esses pré-classificados. Além dos cinco jogos citados acima, Thiago Monteiro enfrentou Jo-Wilfried Tsonga em 2016, João Souza duelou com Pablo Carreño Busta em 2017, Rogerinho encarou Albert Ramos Viñolas em 2018, e Thiago Monteiro fez um clássico sul-americano contra Guido Pella em 2020.


Wild e Heide dão mais sorte

Os outros dois brasileiros classificados para a chave principal vão estrear contra adversários de menor calibre. Thiago Wild, atual número 1 do Brasil e #83 do mundo, vai estrear contra o chileno Alejandro Tabilo (#54). Gustavo Heide, que conquistou um wild card ao vencer a Maria Esther Bueno Cup, também jogará contra um chileno. Seu oponente será Tomás Barrios Vera (#120).

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Continua após a publicidade

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes