Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bia Haddad sofre lesão e abandona Wimbledon em meio a lágrimas

Colunista do UOL

10/07/2023 10h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com apenas 15 minutos de duelo contra a cazaque Elena Rybakina, atual campeã de Wimbledon, Beatriz Haddad Maia já se queixava de dores na região do quadril esquerdo. A brasileira pediu tempo médico, saiu de quadra para ser atendida e voltou para a disputa, mas sem condições de competir contra uma rival tão forte. Em meio a lágrimas, a paulista de 27 anos, #13 do mundo, acabou abandonando a partida quando o placar mostrava 4/1 para a oponente.

Primeira brasileira desde Maria Esther Bueno, em 1976, a alcançar as oitavas de final do slam da grama, Bia saiu da Quadra Central aplaudida de pé pelo público britânico. Rybakina, por sua vez, avança para as quartas de final. A cazaque de 24 anos, número 3 do mundo, tenta repetir sua campanha do ano passado, quando levantou o troféu do torneio. A próxima adversária de Rybakina será a tunisiana Ons Jabeur (#6), que derrotou a tcheca Petra Kvitova (#9).

'Contratura bem forte'

Mais tarde, Bia gravou um vídeo explicando o que sentiu: "Durante o ponto, acabei sentindo uma contratura bem forte muscular, mas acabou pinçando, senti um pouquinho na perna, talvez alguma coisa de nervo, a gente ainda não sabe. Mas eu tenho uma equipe muito especial que cuida de mim, e tenho certeza que agora a gente vai tratar da melhor forma. Vou ter algumas semanas até o próximo desafio, que é só daqui a um mês, então vou descansar bem e recuperar."

Pré-Wimbledon complicado

A preparação de Bia Haddad para o Torneio de Wimbledon esteve longe da ideal. Na semana seguinte à de Roland Garros, a paulista disputou o WTA 250 de Nottingham, já na grama, e perdeu na estreia para a ucraniana Daria Snigur (#157 na ocasião). Naquele mesmo dia, queixou-se de dores na panturrilha direita, na região perto do joelho.

Uma ressonância magnética apontou um edema no local, e Bia desistiu de jogar o torneio de Birmingham, na semana de 19 de junho. A brasileira retornou aos torneios no WTA 500 de Eastbourne, na semana de 26 de junho, e venceu a estreia mesmo sem estar 100%. Na ocasião, disse que a lesão estava controlada, mas que podia "levar meses para sarar completamente." Na segunda rodada, a brasileira abandonou quando perdia para a croata Petra Martic (#30).

Em Wimbledon, Bia optou por disputar duas modalidades: simples e duplas. Nas duplas, ela e a bielorrussa Victoria Azarenka venceram a partida de estreia, e seu jogo de segunda rodada estava programado para acontecer nesta segunda-feira, mas a brasileira desistiu de entrar em quadra. Laura Siegemund e Vera Zvonareva avançaram às oitavas por WO.

.