Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Djokovic domina Ruud, é tri em Roland Garros e quebra recorde com 23º slam

Novak Djokovic abraça o troféu após ganhar o título de Roland Garros 2023 - Reuters
Novak Djokovic abraça o troféu após ganhar o título de Roland Garros 2023 Imagem: Reuters

Colunista do UOL

11/06/2023 13h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A partir de hoje, Novak Djokovic é o maior vencedor de slams em simples na história do tênis masculino. Com uma atuação soberba sobre Casper Ruud, o sérvio de 36 anos fez 7/6(1), 6/3 e 7/5, conquistou Roland Garros pela terceira vez e agora soma 23 troféus em slams - um a mais do que Rafael Nadal, com quem dividia o recorde, e três a mais do que Roger Federer.

Outro feito inédito de Djokovic entre os homens é conquistar cada torneio do grand slam pelo menos três vezes, algo que, na história do esporte, só aconteceu no tênis feminino, com Margaret Court, Steffi Graf e Serena Williams.

A vitória deste domingo também garante a volta de Djokovic ao posto de número 1 do mundo, ultrapassando o espanhol Carlos Alcaraz, atual líder. Ruud, vice-campeão mais uma vez, continua na quarta posição.

Como aconteceu

Ruud fez um primeiro set brilhante para os seus padrões. Quebrou Djokovic no começo, abriu 2/0 e insistindo em bolas fundas e pesadas, chegou a abrir 4/1. Nole, porém, devolveu a quebra no sétimo game e empatou a parcial pouco depois, em 4/4. O duelo tinha vários pontos longos, com os dois tenistas se alternando em ataques e contra-ataques belíssimos. Ruud esteve a dois pontos de ganhar o set, com Nole sacando em 4/5 e 0/30, mas o sérvio se salvou e forçou o tie-break. Como quase sempre acontece, Djokovic foi perfeito em um game de desempate. Sem cometer nenhum erro não forçado, ganhou três belos pontos para fazer 3/0 e deslanchou até fazer 7/6(1).

Quando a segunda parcial começou, o duelo já tinha mais de 1h30min de jogo, e as bolas de Ruud não tinham o mesmo peso de antes. Djokovic aproveitou, quebrou o saque do norueguês já no segundo game e abriu 3/0 rapidamente. Depois disso, a parcial foi protocolar. Casper tentou bolas altas, bolas mais agressivas, slices, curtinhas, subidas à rede, e nada incomodava Djokovic consistentemente. O sérvio apenas administrou o resto do set, mantendo sua vantagem até fazer 6/3 e 2 sets a 0.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.