PUBLICIDADE
Topo

Saque e Voleio

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Podcast SeV S04E20 - Analisando taticamente partidas de tênis

Getty Images
Imagem: Getty Images
Alexandre Cossenza

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais. Contato: ac@cossenza.org

Colunista do UOL

18/07/2022 11h57

O podcast Saque e Voleio, exclusivo para apoiadores do blog, chega hoje com um papo sobre análise táticas no tênis e como observar elementos que fazem diferença na dinâmica de um duelo entre dois atletas.

Como introdução, conto um pouco da minha experiência com o tênis, que começa quando a fazer aulas com um professor que tinha uma visão muito parecida com o que eu ouvia nos comentários de Narck Rodrigues no SporTV.

Depois, falo também sobre como me aprofundei na modalidade e o quanto o livro Winning Ugly, do ex-tenista e técnico Brad Gilbert, foi importante para essa formação técnica e tática. Cito trechos do livro que me marcaram, sobretudo a parte em que Gilbert fala sobre como é necessário analisar o que acontece em quadra a cada ponto e as ramificações disso. Em seguida, explico como isso tudo me influencia cada vez que estou escrevendo um relato ou preparando uma análise flash para postar no grupo de apoiadores do blog no Telegram.

Menciono também como uso estatísticas para ajudar a análise e lembro que nem todos os números são tão válidos quanto parecem. Cito, por exemplo, como números de break points e até os de erros não forçados podem ser enganosos. O importante, ressalto, é que o número seja relevante para desenhar um cenário.

Por último, falo sobre o tipo de jogo que eu gosto de ver e, especialmente, os que eu não gosto de ver - taticamente falando.

Quem já apoia o Saque e Voleio pode acessar o link para o episódio lá no Mural do Apoia.se.

Quem quiser pode aproveitar a ocasião para começar a apoiar o blog (com R$ 15 mensais, você tem direito a conteúdo exclusivo, newsletter semanal e grupo de bate-papo via Telegram, além de brindes e promoções). Basta visitar o Apoia.se, conhecer melhor o programa de financiamento coletivo recorrente do Saque e Voleio e fazer sua contribuição.