PUBLICIDADE
Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Naomi Osaka mostra força na estreia e supera colombiana em Melbourne

Reuters
Imagem: Reuters
Alexandre Cossenza

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais. Contato: ac@cossenza.org

Colunista do UOL

17/01/2022 00h29

Atual campeã do Australian Open, Naomi Osaka começou a defesa de seu título com uma demonstração impressionante de poder ofensivo. Diante da colombiana Camila Osorio (#50), a japonesa de 24 anos, atual #14 do mundo, usou seus ótimos saques e potentes golpes de fundo de quadra para disparar na frente no começo do jogo. Osaka ainda segurou uma reação da sul-americana ainda no primeiro set e depois voltou a dominar para fazer 6/3 e 6/3 e avançar à segunda rodada em Melbourne.

Naomi, que também foi campeã do torneio em 2019, agora soma 23 vitórias em suas últimas 24 apresentações no Australian Open. Sua única derrota desde 2019 aconteceu diante da americana Cori Gauff, na terceira rodada de 2020. Desde então, perdeu apenas um set - para Garbiñe Muguruza, nas oitavas de final do ano passado.

A próxima adversária da ex-número 1 do mundo será a vencedora do jogo entre a ucraniana Dayana Yastremska e a americana Madison Brengle

Como aconteceu

Nos primeiros games, ficou evidente que Osorio teria problemas para lidar com o poder de fogo da ex-número 1 do mundo, que tem golpes muito mais potentes da linha de base. Graças a um erro não forçado da colombiana, Osaka conseguiu a primeira quebra da partida logo no segundo game. Naomi não demorou a fazer 3/0, e a sul-americana só saiu do zero no sexto game, quando perdia por 5/0.

A parcial estava nas mãos da favorita, mas o jogo mudou rapidamente. Osaka passou a cometer mais erros, e Osorio ganhou confiança, passando até a devolver o serviço da rival mais perto da linha de base. A sul-americana devolveu uma quebra de saque e teve dois break points para sacar com o placar em 4/5. A japonesa, contudo, jogou uma sequência impecável para salvar os dois break points e fechar o set em 6/3.

Mais confiante e motivada, Osorio continuou a dar trabalho quando a segunda parcial começou. Osaka, no entanto, seguia jogando melhor nos pontos "grandes". No segundo game, salvou dois break points. No terceiro, conseguiu a quebra e abriu 2/1. A colombiana não conseguiu ameaçar mais depois disso, e Osaka conseguiu outra quebra para fechar a partida com outro 6/3.

O que significa

Osorio é uma jovem de potencial. Ganhou um US Open juvenil e foi número 1 do mundo na categoria até 18 anos. Trata-se de uma oponente nada desprezível para uma primeira rodada de slam. Ficou claro que a colombiana "sentiu" o momento. Foi sua primeira partida no circuito profissional contra uma atleta que foi número 1 do mundo, e o nervosismo ajuda a explicar os cinco primeiros games.

Logo, começar com uma vitória em dois sets e sem grandes dramas sobre Osorio é um belo sinal para as chances de Naomi Osaka neste Australian Open. Sim, Naomi teve alguns altos e baixos que são típicos de seu jogo agressivo e, consequentemente, arriscado. Porém, a ex-líder do ranking jogou seu melhor tênis sob pressão nesta segunda-feira. Tanto no fim do set inicial, quando precisou salvar dois break points, quanto no começo da segunda parcial, quando Osorio novamente teve chances de quebra. Logo, é possível avaliar a estreia de Naomi não só como positiva, mas como um belo indício do que ela pode fazer nos próximos 13 dias em Melbourne.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis como esta.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.