Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Djokovic conquista 100ª vitória na grama e volta à semifinal em Wimbledon

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

07/07/2021 11h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sem riscos desnecessários ou bolas de baixa porcentagem. Novak Djokovic foi consistente e inteligente nesta quarta-feira, nas quartas de final de Wimbledon. O número 1 do mundo não deu brechas para o húngaro Marton Fucsovics, #48 do ranking, e triunfou por 6/3, 6/4 e 6/4, sem passar sustos, garantindo uma vaga nas semifinais do slam britânico pela décima vez na carreira.

O triunfo desta quarta também foi a centésima vitória da carreira do sérvio na grama e significa que ele disputará sua 41ª semifinal em um torneio do Grand Slam. O adversário será o canadense Denis Shapovalov (#12), que superou o russo Karen Khachanov (#29) por 6/4, 3/6, 5/7, 6/1 e 6/4 na Quadra 1, também nesta quarta.

Djokovic só perdeu um set no torneio até agora - na estreia, no primeiro set contra o britânico Jack Draper - e segue como grande favorito para conquistar seu hexa em Wimbledon. Se conseguir, Nole também chegará à marca de 20 slams na carreira, igualando o recorde que hoje é compartilhado por Roger Federer e Rafael Nadal, maiores campeões de slams em simples na história.

Como aconteceu

Fucsovics começou a partida tentando vencer ralis do fundo de quadra e usando muitos slices. Djokovic, no entanto, devolvia os slices com outros slices, evitando que o húngaro atacasse. O azarão, que costuma atacar com bolas mais retas e menor margem de segurança, tinha dificuldade para agredir assim. O resultado foi um início de set dominado pelo número 1 do mundo, que nem precisou agredir tanto, mas foi consistente o bastante para, sem correr riscos, colocar o rival em posições desconfortáveis. Nole abriu 5/0 e teve dois break points para fechar o pneu, mas Fucsovics reagiu na reta fina, salvando seu serviço e até quebrando o saque do número 1. A vantagem de Djokovic, contudo, ainda era grande demais, e o favorito fechou em 6/3 sem drama.

Fucsovics aproveitou o momento do fim do primeiro set para começar a parcial seguinte equilibrando a partida. O húngaro salvou quatro break points no primeiro game e manteve o duelo parelho. Mesmo sem conseguir ameaçar o serviço do número 1, o desafiante seguiu confirmando o seu até o nono game, quando a pressão aumentou. Com 4/4 no placar, Fucsovics salvou um break point em um longo e tenso rali, mas, pouco depois, sucumbiu. Jogou uma direita na rede para ceder outro break point e cometeu mais um erro não forçado na sequência. Djokovic, impiedoso, fechou o set na sequência: 6/4.

Fucsovics seguiu tentando e lutando, mas nada dava certo consistentemente. Seus slices não incomodavam Djokovic. Nos ralis, o sérvio era mais consistente. Nem o primeiro serviço do húngaro dava mais resultado. O número 1 abriu o terceiro set com uma quebra e saiu de 0/40 para abrir 2/0 pouco depois. Na prática, foi a última chance de Fucsovics voltar para o jogo.

.

Quer mais conteúdo? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.