PUBLICIDADE
Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em um jogo, Flamengo marcou mais gols que o Corinthians na Libertadores

Jogadores do Flamengo abraçam Pedro após atacante marcar no duelo da equipe brasileira diante do Tolima - Sergio Moraes/Reuters
Jogadores do Flamengo abraçam Pedro após atacante marcar no duelo da equipe brasileira diante do Tolima Imagem: Sergio Moraes/Reuters
só para assinantes
Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é apaixonado por números e estatísticas no futebol. Foi repórter do Lance!, editor da Placar e do prêmio Bola de Prata ESPN e é autor de dez livros sobre futebol.

Colunista do UOL

07/07/2022 12h35

O Flamengo venceu o Tolima por 7 x 1 nessa quarta (6), no Maracanã, e garantiu sua classificação para as oitavas de final da Libertadores. Agora, o rubro-negro vai enfrentar o Corinthians nas quartas de final da competição.

Com a goleada, o Flamengo passou a ter o segundo melhor ataque da Libertadores, agora com 23 gols, dez a menos que o Palmeiras, time que mais marcou em 8 jogos. O Corinthians, entre os classificados para as oitavas de final, é o time com o pior ataque, com apenas 5 gols feitos. Na vitória sobre o Tolima, o Flamengo marcou mais gols que o Corinthians em toda a Libertadores 2022.

Invicto na Libertadores 2022 (com 7 vitórias e 1 empate), o Flamengo chega para as quartas de final com um desempenho muito superior ao Corinthians nesta edição. O time paulista, em 8 jogos, conseguiu apenas 2 vitórias, empatou 5 e perdeu uma partida, para o Always Ready, na Bolívia, por 2 x 0, na estreia da competição. Apenas na defensa o Corinthians vem melhor que o Flamengo, tendo sofrido 4 gols contra 7 do Fla.

Enquanto o Flamengo vem de 4 vitórias seguidas na Libertadores e 13 gols marcados, o Corinthians vem com uma série de 5 empates seguidos e apenas 2 gols marcados. Outro fator positivo para o Flamengo é o seu desempenho como mandante pela Libertadores. Nos últimos 18 jogos em casa, o Fla conseguiu 15 vitórias e empatou 3. Fora de casa, o time também vem com uma bela sequência de 12 jogos sem derrota.

Mais gols na Libertadores 2022 entre os times classificados para as quartas de final (8 jogos):
33 - Palmeiras
23 - Flamengo
13 - Velez Sarsfield
12 - Atlético-MG
10 - Athetico-PR
9 - Talleres-ARG
5 - Corinthians
...
13 - Estudiantes-ARG
11 - Fortaleza

Na história da Libertadores, esse será o segundo confronto entre Corinthians e Flamengo em mata-matas. Em 2010, o Fla se deu melhor nas oitavas de final. Depois de vencer o jogo de ida, no Maracanã, por 1 x 0, garantiu a classificação pelo gol fora na derrota por 2 x 1, no Pacaembu, para o Corinthians de Ronaldo. Em 1991, os times se enfrentaram também pela Libertadores, mas na fase de grupos, com empate no jogo com mando do Flamengo (1 x 1), em Cuiabá, e vitória do rubro-negro no Pacaembu (2 x 0). Naquele ano, ambos foram eliminados depois pelo Boca Juniors: o Corinthians nas oitavas e o Flamengo nas quartas.

Em mata-matas, esse será o 8º confronto. O último deles foi pela Copa do Brasil de 2019. No geral, o Flamengo leva vantagem com 4 vitórias contra 3 do Corinthians.

Flamengo 4 x 3 Corinthians em mata-matas:
1984 - Brasileirão - Quartas (Corinthians)
1989 - Copa do Brasil - Quartas (Flamengo)
1991 - Supercopa do Brasil - Final (Corinthians)
1997 - Torneio Rio-SP - Quartas (Flamengo)
2010 - Libertadores - Oitavas (Flamengo)
2018 - Copa do Brasil - Semifinal (Corinthians)
2019 - Copa do Brasil - Oitavas (Flamengo)

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter