Topo

Rafael Oliveira

Camisa aposentada e convocação para a seleção principal... com 17 anos!

Jude Bellingham, jogador do Borussia Dortmund - Divulgação/Borussia Dortmund
Jude Bellingham, jogador do Borussia Dortmund Imagem: Divulgação/Borussia Dortmund

Colunista do Uol

10/11/2020 08h58

Jude Bellingham foi convocado para a seleção principal da Inglaterra. Com 17 anos completados no dia 29 de junho, o garoto de 2003 pode virar o terceiro mais jovem a entrar em campo pelo país, atrás apenas de Theo Walcott e Wayne Rooney.

É evidente que todas as comparações e projeções são perigosas. Elas geralmente mais atrapalham que ajudam. Mas o fato é que Bellingham tem uma carreira extremamente precoce, em vários aspectos.

O meio-campista teve a camisa aposentada pelo Birmingham após apenas um ano como profissional. Com 16 anos, disputou 41 partidas pela segunda divisão e seu número 22 virou uma inspiração para os garotos da base, nas palavras do clube.

Em um ano, protagonizou uma transferência de 25 milhões de libras e foi para o Borussia Dortmund, uma referência na captação e projeção de jovens de potencial.

Ele parece estar no lugar certo para crescer. Joga Bundesliga e Champions, terá minutos na elite e tenta seguir os passos de outros vários garotos ingleses que recentemente buscam a Alemanha como local propício para o desenvolvimento.

Ao lado de jovens estrelas como Haaland e Jadon Sancho, os holofotes são mais divididos. Pois bem. Chegou e, na estreia (pela Copa da Alemanha), bateu o recorde de Sahin como o mais jovem a marcar na história do clube. Depois, levou o prêmio da Bundesliga de "calouro do mês" em setembro.

Bellingham evidentemente não é um jogador pronto. Mostra qualidade técnica como um meio-campista que também tem porte físico para se projetar, ganhar duelos, conduzir a bola e atacar a área adversária.

Impressiona, acima de tudo, pela idade e pelo que já atingiu em tão pouco tempo. Mas ainda não é nada, do ponto de vista do que pode e precisará fazer para lidar com as expectativas de uma carreira inteira pela frente.

A seleção inglesa passa por ampla renovação e tem muitos jogadores jovens de potencial, como Rashford, Sancho, Alexander-Arnold, Greenwood, entre outros. O curioso (e que justifica a aposta) é que talvez a área mais incerta seja exatamente o centro do campo, que ainda não tem companhias confiáveis para Jordan Henderson.

Rice, Winks e Mount são possibilidades, mas nada impede que Jude Bellingham entre na disputa e salte mais algumas etapas. Se continuar tendo minutos no Borussia Dortmund, é possível imaginar que, antes mesmo dos 18 anos, termine a temporada nos planos de Gareth Southgate para a Eurocopa de 2021.