Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Botafogo pode sofrer maior virada da história? Conheça outras incríveis

Não há dúvida de que, se o Botafogo não for campeão, sofrerá a maior virada da história do Campeonato Brasileiro.

Como aqui se disse ainda no primeiro turno.

O Flamengo de 2009 foi campeão após recuperar desvantagem de 15 pontos, na 23ª rodada. O Botafogo virou o primeiro turno 13 à frente do segundo colocado. Chegou a ter 14 de frente sobre o Palmeiras, na 27ª rodada. Também possuiu quinze de vantagem sobre o Flamengo, o Grêmio e o Bragantino, em momentos diferentes da tabela.

Há, no entanto, histórias incríveis no futebol brasileiro e internacional, viradas, remontas, remontadas, dependendo de onde se estiver.

1950 - CAMPEONATO PAULISTA

O São Paulo tinha 30 pontos ganhos, e o Palmeiras 27, a três rodadas do fim, depois de o Corinthians vencer o Dérbi e o Tricolor empatar com o Guarani. Já era um vacilo do São Paulo. Nas duas jornadas seguintes, piorou. O São Paulo perdeu para o Ypiranga e para o Santos, o Palmeiras venceu XV de Piracicaba e Portuguesa Santista. Os dois chegaram juntos à última rodada, com Choque-Rei agendado. Teixeirinha ainda fez 1 x 0 para o Tricolor aos 4 do primeiro tempo. Aquiles empatou na segunda etapa e o Palmeiras foi campeão.

1968 - TAÇA GUANABARA

Flamengo e Botafogo empataram por 0 x 0 no Maracanã e o rubro-negro só precisava empatar com o Bonsucesso no jogo seguinte para ser campeão. A Taça Guanabara era um torneio independente do Campeonato Carioca, não era apenas um turno. A quase certeza do troféu fez o zagueiro Onça comandar a volta olímpica diante do Maracanã eufórico com a perspectiva de ser campeão. Na quarta-feira, o Bonsucesso venceu o Flamengo por 2 x 0, gols de Gonçalves e Morais. O Botafogo já excursionava e foi chamado às pressas para realizar jogo desempate contra o Flamengo. Goleou por 4 x 1 e foi campeão.

1971 - CAMPEONATO CARIOCA

Continua após a publicidade
Paulo Cezar Caju com a faixa de campeão carioca de 1971
Paulo Cezar Caju com a faixa de campeão carioca de 1971 Imagem: Reprodução/Placar

Faltavam cinco jogos para o final do campeonato, o Botafogo tinha 25 pontos, e o Fluminense, 20. Paulo Cezar Caju chegou a aparecer com a faixa de campeão carioca de 1971 na capa da revista Placar. Então, o Botafogo empatou com o Bonsucesso, perdeu para o Flamengo, ganhou do Olaria, empatou com o América e chegou à última rodada precisando de um empate contra o Fluminense.

O Fluminense venceu com um dos gols mais discutidos da história, por suposta falta de Marco Antônio no goleiro Ubirajara. Lula marcou. A virada do Fluminense teve empate como Bangu vitórias seguidas sobre América, Vasco e Flamengo, antes de ganhar a de cisão contra o Botafogo.

1964 - CAMPEONATO ITALIANO

Na Itália, chama-se de La Grande Rimonta. A Internazionale terminou o primeiro turno cinco pontos acima do Milan, apenas quarto colocado, num torneio de 18 clubes. Os milanistas estavam atrás também de Fiorentina e Torino. Na 22ª jornada, quinta do returno, o Milan alcançou a Inter, mas voltou a ficar dois pontos atrás na 24ª. Assumiu a ponta na 28ª, ao vencer a Fiorentina por 5 x 2, dois gols de Altafini, o brasileiro Mazzola.

1996 - CAMPEONATO INGLÊS

Continua após a publicidade

Em janeiro, o Newcastle estava onze pontos à frente do Manchester United, que já havia perdido o título da temporada anterior para o Blackburn. O time de Alex Ferguson estava em terceiro lugar. Ferguson lançou a segunda geração dos Babes. Depois dos Busby Babes dos anos 1950, de Matt Busby, os Ferguson Babes. Dadiv Beckham, Paul Scholes, Gary e Phil Neville, Nick Butt assumiram o protagonismo junto com Eric Cantona, autor de oito gols nas últimas rodadas. O Manchester United foi campeão.

2012 - CAMPEONATO INGLÊS

Faltavam seis jogos e o Manchester United tinha oito pontos de vantagem sobre o Manchester City. Então, perdeu para o Wigan. No mesmo dia, o Manchester City ganhou do West Bromwich e diminuiu a distância para cinco. No dia 30 de abril, os citizens ganharam o clássico de Manchester por 1 x 0, gol do zagueiro Kompany. Nas últimas duas rodadas, o City ganhou do Newcastle e virou para 3 x 2, nos acréscimos, um jogo perdido por 2 x 1 contra o Queens Park Rangers. O United também ganhou de Swansea e Sunderland, mas o City foi campeão pelo saldo de gols — 64 x 56.

2020 - CAMPEONATO BRASILEIRO

O São Paulo chegou a se distanciar sete pontos do segundo colocado na 24ª e 27ª rodada. Mas a vantagem começou a derreter ao perder do Bragantino na 28ª jornada, por 4 x 2. Na 31ª rodada, já não era mais líder. O Internacional assumiu a ponta, mas o Flamengo foi campeão depois de assumir a ponta no penúltimo jogo.

2023 - CAMPEONATO INGLÊS

Continua após a publicidade

História mais conhecida por ser recente. O Arsenal liderou a campanha toda, bateu recorde de pontos no primeiro turno e perdeu sete pontos de vantagem. A distância se diluiu na 34ª rodada, e o Manchester City foi campeão.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes