Topo

Coluna do PVC

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Palmeiras invicto tem apenas uma preocupação: ausência de Gustavo Gómez

Colunista do UOL

04/06/2023 22h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras chega à nona rodada do Brasileirão com o futebol mais seguro do Brasileirão.

Pode ter havido jogos melhores do que do time de Abel Ferreira. Não sequências tão firmes.

O Botafogo, líder, já perdeu duas vezes, contra o Goiás e o Athletico Paranaense.

O time de Abel Ferreira segue invicto.

O Bragantino, em 2021, foi o último clube a chegar à nona rodada sem derrota. Antes, o Palmeiras, de 2020. Com Vanderlei Luxemburgo, só foi derrotado no 14º jogo, justamente num momento da campanha em que perdeu Gustavo Gómez, não por suspensão, mas por convocação para a seleção do Paraguai. Sem ele, derrota para o Botafogo, no Rio: 2x1.

Antes, em 2019, o Palmeiras chegou à 11ª rodada sem perder, até cair contra o Ceará, no Castelão.

O time com maior sequência sem derrotas a partir da primeira rodada, nos pontos corridos, foi o Corinthians, de 2017. Terminou o primeiro turno invicto e só sofreu o primeiro revés no vigésimo jogo, em casa, contra o Atlético Goianiense. A segunda série invicta mais longa, a partir do início da campanha, foi do Flamengo de 2011, derrotado apenas no 17º jogo, também pelo Atlético Goianiense.

O Palmeiras joga o melhor futebol do campeonato, neste momento. Mandou na partida contra o Coritiba, apesar do desfalque de Raphael Veiga. Poderia ter ampliado ainda no primeiro tempo e descansado jogadores mais cedo.

Luís Guilherme jogou pelo lado direito e Abel montou seu ataque num 3-2-5, com o ataque desenhado com Luís Guilherme, Artur, Rony, Dudu e Piquerez, da direita para a esquerda. Com movimentação para superar o lanterna.

O único problema foi o terceiro cartão de Gustavo Gómez. Com Murilo machucado, a alternativa será a escalação de Naves, titular contra o Bolívar, em La Paz, e com outras quatro atuações neste ano, Naves é um risco calculado. O Palmeiras negociou Kuscevic com o Coritiba, porque confiava em Gustavo Gómez, Murilo, Luan e Naves, pela ordem. A zaga, contra o São Paulo, será composta pelos dois últimos.

Com a confiança de Abel Ferreira.

Palmeiras para torcedores

Camisa 23/24

Camisa feminina

Camisa 23

Camiseta feminina

Rodapé content commerce -  -