Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Aos 15 anos, Rayssa Leal é uma marca global: confira 15 casos de sucesso

Fadinha do skate, Rayssa Leal faturou prata em Tóquio - Wander Roberto/COB
Fadinha do skate, Rayssa Leal faturou prata em Tóquio Imagem: Wander Roberto/COB

Colunista do UOL

04/01/2023 14h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Aos soprar as velinhas em comemoração aos seus 15 anos de idade hoje, Rayssa Leal terá muitas razões para festejar.

Afinal, desde seu primeiro contato com o skate ainda com seis anos de idade, sua trajetória de sucesso tem sido meteórica, e com a conquista da sua primeira medalha olímpica aos 13 anos em 2021, foi como se ela tivesse apertado o botão de "start" numa carreira que tem progredido a cada dia.

São vitórias, premiações, competições, campanhas publicitárias, capas de revista, ações sociais, linha de produtos e muito mais.

O UOL selecionou 15 momentos marcantes e memoráveis da linha do tempo dessa ilustre debutante que merecem recordação.

Vídeo da Fadinha postado por Tony Hawk

Aqui começa o início da saga, representada por este vídeo repostado pelo ídolo Tony Hawk, que tirou Rayssa do ostracismo e a levou para o fantástico mundo da Fadinha.

Vídeo original foi gravado pela mãe Lilian Mendes, e é o primeiro do Feed de Rayssa em sua página no Instagram, com 7 anos de idade, datado de 7 de setembro de 2015. Hawk, postou um dia depois.

Participação no Prêmio Laureus

Rayssa começa a dar os primeiros passos rumo ao estrelato internacional ao desfilar no tapete vermelho do Laureus World Sport Awards (Oscar do Esporte Mundial), como uma das indicadas ao Prêmio na categoria Melhor Atleta de Esportes de Ação aos 12 anos de idade em Berlim (Alemanha), onde foi paparicada, fotografada e filmada pelo "Tio Toninho", como ela chama o ídolo e mentor Tony Hawk.

Medalha de prata nas Olimpíadas

Momento maior da carreira da nossa grande estrela do skate street, ao levar a prata na estreia da modalidade nas Olimpíadas de Tóquio em 2021, o que trouxe imensa visibilidade internacional e garantiu mais de 6 milhões de seguidores no Instagram em poucos dias. Na época ela tinha 13 anos e 206 dias, e se tornou a mais jovem atleta do Brasil a subir no pódio em uma Olimpíada.

Doou Prêmio do COI para entidade social

Sua participação nas Olimpíadas de Tóquio também lhe rendeu a honraria do Prêmio de Espírito Olímpico e um cheque de US$ 50 mil (cerca de R$ 260 mil) oferecido pelo Comitê Olímpico Internacional, valor que foi revertido integralmente para a ONG Social Skate, de Sandro Testinha, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social na região de Calmon Vianna (SP).

Capa da Vogue

Em novembro de 2021, logo após os Jogos Olímpicos, Rayssa estampa a capa de uma das mais prestigiadas revistas de luxo do mundo, a Vogue do Brasil, representando a importância da conquista olímpica brasileira com idade tão precoce, e reconhecimento pelo seu destaque como fenômeno esportivo global.

Campanha H.Stern

Ainda os 13 anos, a menina de ouro Rayssa Leal ganha uma linha de joias chamada de My Collection lançada pela conceituada joalheria internacional H.Stern com estilo casual e muito luxo.

Campanha Space Jam na HBO

Aos 14 anos, Rayssa contracena com o personagem Pernalonga em animação para o lançamento do filme Space Jam na HBO, em campanha que podia ser vista até nos vagões dos VLTs do Rio de Janeiro, totalmente envelopados.

Campanha e colab de tênis com a Nike

Um dos seus principais patrocinadores, a marca Nike também lançou uma campanha global com o título Vai no Novo, protagonizado por Rayssa e logo após fez uma colab com marca, e lançou o modelo Nike SB Verona Slip x Rayssa Leal.

Vitória no X Games

O mais tradicional festival de esportes radicais do planeta, o X Games, também teve de se render ao talento de Rayssa, após sua vitória da etapa de Chiba, no Japão, em abril do ano passado, e carimbou presença entre os melhores do mundo dos esportes radicais.

Lançamento de pro model de shape pela April

O sonho de se tornar profissional no exterior chegou para Rayssa Leal aos 14 anos, em maio do ano passado, ao lançar seu pro model pela marca australiana April Skateboards do campeão Shane O'Neill, mas no Brasil a melhor do mundo continuava sendo skatista amadora.

Campanha Nescau

Rayssa encabeçou a campanha Donos da Energia, onde Nescau sorteou 750 skates da marca April Skateboards (seu outro patrocinador), e ainda distribuiu mais de 3 mil meias customizadas de Rayssa com a marca do achocolatado e levou skatistas atendidos pela ONG Social Skate para assistir a final da Street League no Rio, com Sandro Testinha.

Embalagem de doces da Docile

Embaixadora da marca Docile, participou da campanha Doces Gentilezas, e estampou uma linha de comestíveis que inclui balas, gelatinas, tirinhas e outros produtos.

Mídia da Monster Energy

Lojas de conveniência em postos de gasolina também estampam a imagem da maior skatista de street do mundo, em banners, adesivos e outras peças publicitárias da marca de energéticos Monster Energy, que lançou recentemente o episódio 8 da série Aspire - Inspire, com a campeã.

Campanha Banco do Brasil

No final do ano, Rayssa protagonizou duas campanhas para o Branco do Brasil, a BB Cash e a 2023 Vai Ser Tudo O Que Você Imaginar, com o remador olímpico Isaquias Queiroz, a surfista Tatiana Weston Webb e a gameinfluencer Ana Xisdê.

Vitória na Super Coroa da Street League

A cereja do bolo veio em novembro do ano passado, depois que Rayssa já havia vencido as três etapas da SLS, em Jacksonville, Seattle e Las Vegas, e fechou o ano com chave de ouro, ao vencer também a etapa final do Rio, e levar a Super Coroa da SLS para sua coleção de troféus como a melhor skatista de street da temporada.