Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nos Emirados Árabes, futebol dará lugar ao skate com pista nova no Mundial

Perspectiva artística da pista de skate de  Aljada, em Sharjah (EAU) - World Skate/ Divulgação
Perspectiva artística da pista de skate de Aljada, em Sharjah (EAU) Imagem: World Skate/ Divulgação

Colunista do UOL

08/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Copa ainda não terminou, mas os Emirados Árabes já se preparam para trocar o futebol pelo skate no próximo mês, e levar os melhores skatistas do planeta para descobrir sua mais recente pista - de nível internacional.

De 29 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023, o complexo de Aljada Skatepark em Sharjah, um dos territórios que compõem os Emirados Árabes, a cerca de uma hora de Dubai, (ou 7 horas de Doha, no Catar, em seu lado oposto ao leste), irá sediar o Mundial Pré-Olímpico da World Skate (Federação Internacional de skate e patins), nas modalidades park e street, e, apesar de não ter nenhuma tradição no esporte, promete não decepcionar no quesito infraestrutura.

Considerada a capital cultural dos Emirados Árabes, Sharjah (também chamada de Xarja, em português), montou um complexo de skate desenhado pela Zaha Hadid Arquitetos, com colaboração do campeão olímpico de skate park Keegan Palmer, de 19 anos, que irá servir de palco para as competições internacionais de street e park.

A estrutura localizada no distrito de Muwaileh, conta com seis (6), diferentes skateparks, sendo a principal delas com duas partes fundas de cerca de 3,3 metros de profundidade, mas também pequenos bowls, área de street, snake runs e área para iniciantes.

Pista do mundial de skate - World Skate/ Divulgação - World Skate/ Divulgação
Detalhe da pista de Aljada em Sharjah (EAU), local do Mundial de skate 23
Imagem: World Skate/ Divulgação

As pistas já estão abertas ao público até o dia 15 de janeiro, quando será reservada para treinamento dos skatistas das seleções olímpicas.

De acordo com a World Skate, o Campeonato Mundial de 2022 (a ser realizado em 2023), nas modalidades park e street, irão representar o primeiro evento classificatório para as Olimpíadas de Paris 2024, e o primeiro a ser realizado na região do Golfo.

bowl de Sharjah - World Skate/ Divulgação - World Skate/ Divulgação
Desenho arquitetônico do bowl de Aljada, em Sharjah, nos Emirados Árabes
Imagem: World Skate/ Divulgação

A pista de skate de Aljada faz parte do complexo de entretenimento de Madar, e inclui cinemas ao ar livre, mercados, shoppings, ginásios e está localizada na sua parte central.

O empreendimento já realizou testes como competições locais de manobras por dinheiro (cash for tricks) para todas as idades, além de campeonatos de futebol free style, breaking e até "Cyphers" entre rappers árabes, algo que contrasta e muito com uma das mais conservadoras cidades da região.

Keegan Palmer - Arada/ Divulgação - Arada/ Divulgação
O campeão olímpico Keegan Palmer que desenhou a pista do Mundial de skate
Imagem: Arada/ Divulgação

Em sua conta no Instagram, Keegan Palmer disse que "eu estou em lágrimas ao ver este bowl e nem posso acreditar que é real, depois de ser apenas um garoto que andava em pistas de skate locais e agora desenhando esta pista em colaboração com a California Skateparks para este local incrível chamado Aljadashj. Eu não posso esperar para ver meus amigos e muitos outros skatistas andarem aqui, e eu espero que vocês curtam, mas eu não posso ficar mais feliz do que do jeito que ela se tornou", escreveu.