Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Pistas de skate oferecem aulas particulares durante as férias em São Paulo

Vista panorâmica da pista Skate City na Mooca - Ricardo Brito/ Divulgação - Skate City
Vista panorâmica da pista Skate City na Mooca Imagem: Ricardo Brito/ Divulgação - Skate City

Colunista do UOL

10/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As férias de inverno chegaram, e com o skate em alta em todo o mundo dá até vontade de aprender os primeiros passos da modalidade.

A boa notícia é que a maioria das pistas particulares de São Paulo oferece aulas para iniciantes, adultos e crianças, além de fornecerem equipamentos de segurança para a prática, lojas especializadas - skate shops, e até área gastronômica.

Por isso, listamos os principais skate parks espalhados em bairros de diferentes regiões da cidade e arredores, onde vale a pena guardar este pequeno Guia de Pistas para fazer um "tour" pelos "skate spots" e descobrir qual delas "é a sua cara".

360 Skatepark

A pista é de madeira tem mini ramp-transfer, um banks e até o campeão Sandro Dias, o "Mineirinho" já conferiu de perto.

Rua das Caneleiras, 270 - Jardim

Santo André

(11) 98304-9497

@skatepark360skt

Arena Radical

Localizada entre as ruas Funchal e Luis Carlos Berrini, o CDC Arena Radical, o espaço oferece pista de terra para BMX, banks, mini ramps, área para free-style e até aulas de jiu-jitsu

Praça Augusto Rademaker Grunewald, 37

Vila Olímpia

(11) 3846-8672

@arenaradical

Base in Box

A pista da vez de São Paulo fica no bairro da Pompéia, e além de banks, bowls de madeira, e área de street é a única da cidade a oferecer um half-pipe, utilizado por feras como Karen Jonz, Victoria Bassi e a revelação Raicca Ventura.

Rua Dr. Augusto de Miranda, 835

Pompéia

(11) 91571-0835

@baseinbox_oficial

Bowlhouse

Localizada em frente ao Instituto Biológico, a Bowlhouse é uma das skatepark mais tradicionais da cidade, e tem no seu bowl a grande atração que dá nome a casa, mas ainda espaço para djs, filmes e tatuagem.

Rua Morgado de Mateus, 652

Vila Mariana

(11) 2096-7404

@bowlhousesk8

Brasil Skate Camp

Uma pista de street de madeira com corrimão, spine, gap e quarter. O empreendimento fundado pelo skatista profissional Cris Fernandes tem também um outro espaço em Sorocaba, onde realizam acampamentos de verão e inverno, para skate, bike e patins.

Rua das Macieiras, 249

Casa Verde

(11) 97040-6324

@brasilskatecamp

Cadillac Escola de Skate

Espaço da Cadillac Burger com instrutores do Big Ball Skateboards com mini-ramp com extensão, área de concreto com corrimão móvel e um mini-quarter para ensinar as crianças a dropar. Vale a pena experimentar o hambúrguer Lowrider para quem ficou com fome de skate.

Rua Juventus, 296

Mooca

@cadillacescoladeskate

Cavepool

Este é um dos principais celeiros da modalidade park, que costuma ser casa de skatistas como Luizinho Francisco, Andre Mariano, Murilo Perez entre outros e tem um bowl e uma skate park de concreto, bar e palco para shows.

Avenida Eliseu de Almeida, 984

Butantã

(11) 3722-4669

@cavepool

Fabrika do Skate

Localizada em Itu, a pista é considerada uma das maiores pistas particulares do país, tem half-pipes, mini-ramps, áreas de street, lanchonete e até área para games.

Rua Maria José Cristofoleti, 25 - Parque Industrial

Itu

(11) 93746-6627

@fabrikadoskate

Grito Skate Clube

O Grito Skate Clube fica no Ipiranga e tem espaço para amadores e profissionais com bowl, banks e área de street cobertos para quem prefere madeira ou concreto e que curte confraternizações.

Rua do Manifesto, 430

Ipiranga

(11) 2614-4153

@grito_skate_clube

Layback Park

O bowl da Layback é um dos mais importantes da cidade, idealizada pelo medalhista olímpico Pedro Barros, costuma receber o skatista da seleção Pedro Quintas, Harry Jumonji, Felipe Foguinho e Dora Varella, além de shows ao vivo, e praça de alimentação com burgers e açaí. Virou franquia e já existem diversas casas/pistas espalhadas pelo Brasil.

Em São Paulo tem duas unidades.

Rua Padre Carvalho, 696

Pinheiros

@lbpark_sp

Pátio Layback - Rua Aspicuelta, 237/245

Vila Madalena

@patio_layback

Manifesto Skatepark

Colorida, coberta e divertida, a Manifesto é uma pista tradicional do Ipiranga, com skate shop conhecida e aulas para iniciantes em bowl, banks e mini-ramps.

Rua Oliveira Alves, 782

(11) 4323- 1757

Ipiranga

@manifesto_skatepark

Pista do 21 no Farol Santander

Idealizada pelo ídolo Bob Burnquist, a pista é a única da cidade instalada no topo de um prédio, no 21º andar do icônico edifício do Farol Santander, encravada no Centro da cidade, ao lado do Vale do Anhangabaú, com vista panorâmica, e obstáculos em skatelite.

Atualmente é administrada pela Rajas Skatepark.

Rua João Brícola, 24 - 21º andar - Farol Santander

Centro

(11) 94597-7643

@pistado21

R2 Skatepark

Com área de street e bowl de madeira é o espaço escolhido pela estrela Rayssa Leal quando vem para São Paulo para treinamento. E também de Pamela Rosa, que se acostumou com o formato da pista.

Rua Neves de Carvalho, 483

Bom Retiro

(11) 2309-7623

@r2skatepark

Rajas Skatepark

Provavelmente uma das pistas mais bonitas e bem cuidadas da lista, com obstáculos para street e park, bowl, banks, espaço para eventos e área de alimentação. Tem ainda uma maquete miniatura para a prática de fingerboard. Dora Varella, Luizinho, Yndyara Asp, Victoria Bassi são alguns dos nomes que frequentam o espaço.

Rua Dr. Rubens Meireles, 357

Barra Funda

(11) 94597-7643

@rajasskatepark

Red Beach

Mini Ramp de madeira na Zona Norte, focada em aulas para iniciantes com os professores Kallani e Celso Galani.

Rua José de Almeida, 1469

Vila Medeiros

(11) 2201-4431

@redbeachaulasdeskate

Seven Skate Park

A Seven é uma das pistas particulares mais bacanas do ABC paulista, com bowl, mini ramp e área de street, onde o hambúrguer artesanal dá água na boca depois dos treinos.

Rua Primeiro de Maio, 56 - São José

São Caetano do Sul

(11) 99881-3524

@sevenskatepark_

Skate City

A pista coberta, tem dois endereços, com bowl, banks e área de street e é administrada pelo skatista veterano Márcio Tanabe.

Rua Jaraguá, 627

Bom Retiro

(11) 96853-9888

@skatecitysp

Unidade Móoca

Rua Visconde de Parnaíba, 1450

Móoca

(11) 96853-9888

@skatecitysp

Sleiman Skate Store

A pista de propriedade do skatista profissional Fábio Sleiman, é um complemento da loja com três mini-ramps para treino e aprendizado, e obstáculos de street. Em breve estará presente em um novo empreendimento no bairro.

Rua Itapura, 1302

Tatuapé

(11) 2389-1817

@sleimanskatestore

Sun7 Skatepark

Fica na zona rural de Santana do Parnaíba, e tem pousada, restaurante, salão de eventos, piscina com churrasqueira, e um skatepark de concreto coberto, com bowl, um banks (saboneteira) e um corrimão, dois caixotes e um gap.

Rua dos Papagaios, 333 - Chácara das Garças

Santana do Parnaiba

@sun7skatepark