Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ingleses promovem primeiro campeonato digital online de skate em e-sports

Campeonato True Skate de e-sports online - Divulgação
Campeonato True Skate de e-sports online Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

15/12/2021 17h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Começou nesta quarta-feira e vai até segunda, o Skateboard GB Live Event, primeiro campeonato digital de skate em esportes eletrônicos (e-sports) para praticantes de True Skate, um app em formato de simulador esportivo de skate para jogar no celular, com os dedos.

Criado pela True Skate, em parceria com a Skateboard GB - federação de skate britânica - principal entidade de skate do Reino Unido, e a Live Heats (empresa de competições online), se uniram para promover esse evento inédito depois do sucesso da entrada do skate nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Tem o objetivo de motivar as pessoas de sentir como é andar de skate de forma virtual em uma plataforma digital, antes mesmo de se arriscarem a andar de skate na vida real, de uma forma lúdica e divertida. Quando realizam as manobras no jogo, o próprio app mostra a legenda com o nome correspondente de cada movimento.

Os praticantes desta plataforma podem entrar a qualquer momento durante essa janela que vai até segunda-feira, dia 20 de dezembro.

Campeonato de skate em e-sports - Divulgação - Divulgação
Campeonato de skate em E-sports True Skate
Imagem: Divulgação

Mas nessa primeira edição, serão aceitos apenas residentes do Reino Unido, que pagam uma taxa de inscrição de 2,99 dólares australianos, cerca de R$ 12,17 para entrar na competição, que está em formato experimental.

Os jurados - um da federação de skate britânica e um da True Skate, irão estar atentos as melhores linhas que possam utilizar a maior parte da pista, e os praticantes precisam de muita habilidade com os dedos para se manterem em condições de pontuação.

Depois do início do evento, os praticantes terão 3 horas para evoluírem até conquistarem uma "medalha de bronze", começando por um street spot em um pátio de escola, depois para uma passagem subterrânea e por fim competem em um skate park.

Para Neil Ellis, Diretor da entidade Skateboard GB "o jogo é a mais realista versão de skate que nós já vimos em uma plataforma digital, e nós esperamos que dessa forma possa ajudar a aumentar a participação do skate na Grã-Bretanha", comentou em nota.