Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Bernardinho convoca Douglas Souza, que diz 'não' para a seleção de vôlei

Durou uma hora o sonho do torcedor da seleção brasileira de vôlei. A primeira convocação de Bernardinho em seu retorno à equipe masculina trouxe a convocação do ponteiro Douglas Souza, que pouco depois do anúncio foi às redes sociais para dizer que a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) sempre soube que a resposta seria 'não'.

"Minha decisão de não voltar já havia sido tomada desde os Jogos Olímpicos de Tóquio e não mudou. Eu já havia informado a CBV sobre essa decisão. Sou imensamente grato a todos que torcem por mim (...), mas meu ciclo com a camisa da seleção já foi encerrado", escreveu no Instagram.

A convocação aconteceu apesar de Bernardinho saber que Douglas recusaria o chamado. A postura coincide com o que já vinha sendo feito por José Roberto Guimarães na feminina: convocar os melhores, de forma a deixar claro quem seriam suas opções, e deixar para o atleta o papel de recusar.

Ao mesmo tempo, isso indica que Douglas, independente de ter avisado em março de 2022 que estava se aposentando da seleção, estava fora dos planos de Renan Dal Zotto, que não o chamou para a seleção nas últimas duas temporadas. Agora, Bernardinho mostra que teria o campeão olímpico em seu grupo, se Douglas assim quisesse.

A lista de hoje, a primeira neste retorno de Bernardinho, tem atletas dos times já eliminados da Superliga, incluindo Sada/Cruzeiro e Farma Conde/São José, time de Douglas, que foram primeiro e segundo da fase de classificação e caíram nas quartas de final.

Havia também a expectativa de que, nesta primeira lista, aparecesse o nome de Wallace, outro campeão olímpico da Rio-2016 que se aposentou da seleção. Eliminado com o Sada, ele não foi convocado, ao menos por enquanto. Um indicativo de que Bernardinho não conta com o oposto.

Wallace disse que não jogaria mais pela seleção após os Jogos de Tóquio, mas voltou para o Mundial de 2022, quando a equipe estava desfalcada. Agora, o time tem Darlan, que no fim de semana bateu o recorde de pontos em um mesmo jogo da Superliga: 48. Hoje, Felipe Roque foi o único oposto convocado.

A lista também tem o levantador Brasília, os ponteiros Arthur Bento, Daniel Muniz e Paulo, os centrais Isac, Judson, Lucão e Otávio, e os líberos Alê Elias, Maique. Paulo, do Minas, e Daniel Muniz, do Suzano, são os dois únicos que chegam pela primeira vez à seleção. Os demais já vinham sendo chamados sob Renan Dal Zotto — exceção, claro, a Douglas Souza. O levantador Gustavo Cardoso e o ponteiro Maicon foram convidados para participar dos treinos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes