Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Infiltração em obra do Pacaembu adia reabertura do Museu do Futebol

Uma infiltração causada pelas obras de reforma do Pacaembu vem causando prejuízos ao Museu do Futebol, que fica no mesmo estádio, mas não faz parte da concessão. Fechado desde novembro para renovar a exposição, o museu agora não tem prazo para reabrir.

O problema vem desde janeiro, quando a maior parte do espaço do museu estava fechado para a troca da exposição permanente, que é a mesma desde a abertura em 2008 e havia sido retirada em novembro. Como o espaço estava vazio, o mobiliário não foi afetado, mas as goteiras causaram prejuízo no piso do museu, que estava sendo repintado.

A concessionária Allegra Pacaembu alega que os problemas na arquibancada norte, que fica sobre o museu, foram causados por "inúmeras patologias que demandaram serviços técnicos especializados" destacando a a troca das juntas de dilatação e um hidrojateamento para remoção de camadas de tinta sobre o piso de concreto dos degraus.

À coluna, o Museu do Futebol, que é uma concessão da Secretaria de Estado da Cultura, disse que notificou extrajudicialmente a Allegra Pacaembu e que discute as ações para a solução dos problemas. Já a empresa afirmou que as equipes técnicas e a diretoria da Concessionária mantém "diálogo constante com os representantes do Museu, para reparos nos danos causados e ajustes nos cronogramas de ambas as obras."

Enquanto essa discussão acontece, serviços de pintura e instalações diversas no espaço foram suspensos. Isso vai impactar a reabertura da exposição permanente, o que inicialmente estava previsto para acontecer em abril.

A data foi postergada para maio, mas também não será cumprida. O museu aguarda essas negociações para ter uma ideia mais precisa de quanto o cronograma será atrasado. De acordo com o museu, a nova exposição recebeu investimento de R$ 11 milhões da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e recursos adicionais de patrocinadores privados, via Lei Rouanet.

O museu segue aberto com uma exposição provisória, a Futebol de Brinquedo, e uma agenda de atividades na área externa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes