Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Luizinho avança em Dubai e sonha com vaga olímpica; semi terá 5 do Brasil

Luiz Francisco Mariano, o Luizinho, que defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, segue na briga por uma vaga olímpica em Paris no skate park. Ele e mais quatro brasileiros se classificaram hoje (1) à semifinal da etapa de Dubai do Pro Tour, última etapa da chamada primeira janela da corrida olímpica.

Por enquanto as etapas do circuito mundial são abertas, mas as duas últimas, em Xangai (China) e Budapeste (Hungria), valendo muito mais pontos, só terão a participação de 44 atletas por prova, com limite de seis por país. E o Brasil tinha pelo menos 10 concorrentes no masculino.

Entre os eliminados está Dan Sabino, campeão brasileiro no ano passado e da primeira (e única) etapa do STU deste ano. Ele só havia participado da etapa da Roma e, em Dubai, foi eliminado em 31º lugar. Hericles Fagundes, Kalani Konig e Gui Khury também ficaram pelo caminho nos Emirados Árabes Unidos e se despediram da corrida.

No topo da lista, Augusto Akio, segundo do ranking mundial, avançou à semifinal em primeiro lugar em Dubai. Pedro Barros, o sexto, passou em quinto, enquanto Luigi Cini, o quarto, não viajou por estar machucado. Pedro Quintas (23º do ranking) e Pedro Carvalho (25º) também passaram de fase, com a nona e a sétima melhores notas, respectivamente, e não correm mais risco de sair do G6.

Assim, a briga que resta é pela sexta vaga, por enquanto com Murilo Peres, que tem 10.916 pontos e já está eliminado do Pro Tour de Dubai. Luizinho, que passou por cirurgia e só havia participado de uma etapa, parte de 1.196 pontos no ranking. Precisa somar pelo menos 10 mil pontos. Na prática, isso significa ficar entre os 10 primeiros em Dubai. Dezesseis participam da semi.

No feminino, só Isadora Pacheco, quarta melhor brasileira do ranking mundial, passou à semifinal. Raicca Ventura tem lesão no joelho e, mesmo em Dubai, optou por não ir à pista, Dora Varela caiu nas eliminatórias e Yndiara Asp se machucou ao trombar com uma adversária em um treino lá.

Também seguem na corrida olímpica Erica Leguizamon e Victoria Bassi, ambas de 16 anos, e ambas machucadas. Fernanda Tonissi teria ultrapassado Victoria se tivesse ficado entre as 21 primeiras em Dubai, mas foi a 22ª. Ela pode ser chamada para competir em Xangai e Budapeste se Erica ou Victoria não se recuperarem a tempo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes