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ReportagemEsporte

Retirada da pista do Ibirapuera foi autorizada pelo Iphan. Corrida, não

O governo de São Paulo tinha autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tombou o Complexo Esportivo do Ibirapuera, para retirar a cobertura da pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello. O órgão, porém, precisa aprovar, mas não foi consultado sobre a corrida de automobilismo que a Secretaria de Esporte pretendia fazer lá.

O aval para a retirada da cobertura da pista não era conhecido da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), pelo que apurou a coluna. Em reunião ontem (14) com autoridades do atletismo, para discutir a situação da pista, representantes do alto escalão da Secretaria de Esportes indicaram desconhecer inclusive que o complexo era tombado.

O tombamento nasceu de um embate entre o então governador João Doria (então no PSDB, hoje sem partido) e o então presidente Jair Bolsonaro (PL). Doria pretendia privatizar o complexo, e construir uma arena no lugar do estádio, e o governo federal ficou ao lado do grupo de atletas liderado por Maurren Maggi.

Bolsonaro chegou a dizer a atletas que não mediria esforços para barrar a iniciativa. A forma de fazer isso, como chegou a dizer o então secretário de Esporte de Bolsonaro, Marcelo Magalhães, era conseguindo o tombamento do complexo junto ao Iphan, autarquia vinculada ao Ministério do Turismo.

O ato de tombamento, de novembro de 2021, diz que "eventuais intervenções no bem tombado e em seu entorno devem ser previamente autorizadas pela Superintendência do Iphan no Estado de São Paulo".

Pouco depois, em janeiro de 2022, a Secretaria de Esporte de São Paulo procurou a Superintendência pedindo para fazer uma "restauração" no local. Ela incluiria reparos diversos em instalações elétricas e hidráulicas do estádio, substituição de luminárias pelas de LED, pinturas, troca do gramado por grama sintética e "retirada de piso emborrachado deteriorado na pista de atletismo do Estádio".

A obra foi autorizada pela Superintendência do Iphan em São Paulo e, por se tratar de uma "restauração" e não de uma "reforma simplificada", a autorização tem validade de dois anos, até o próximo dia 9 de março. As restaurações não foram feitas, a grama continua natural, mas a retirada da pista aconteceu dentro do prazo legal.

Procurado pela coluna, o Iphan confirmou essa autorização, mas destacou que o governo de São Paulo, pela mesma portaria, não poderia realizar uma corrida no local. A pista foi retirada por uma promotora, com o aval da Secretaria de Estado, para que ela realizasse uma corrida de drift ali exatamente em 9 de março.

"O Iphan não foi comunicado sobre intervenções relacionadas a evento automobilístico noticiadas nesta quinta-feira (15/2). Esclarecemos que para este tipo de evento também é necessária a prévia aprovação do Iphan-SP, conforme a portaria 420. O órgão realizará vistoria para averiguar a situação", disse o órgão, ligado agora ao Ministério da Cultura.

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O evento divulgou que teria inclusive boxes para a prova automobilística, mas a portaria em questão cita necessidade de aprovação do Iphan para "instalações provisórias", o que inclui "barracas para feiras, circos e parques de diversões, iluminação decorativa para eventos, banheiros químicos, tapumes, palcos e palanques"

Ontem, o governo de São Paulo anunciou o cancelamento da corrida. "A pasta reitera seu compromisso com a reforma do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães e destaca que as tratativas para este fim com o Iphan e demais órgãos estaduais estão em andamento. A revitalização da pista de Atletismo é prioridade desse projeto, vez que a modalidade é e continuará sendo protagonista desse equipamento público", disse a Secretaria do Esporte, em nota.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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