Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Saltador olímpico Ian Matos morre aos 32 anos

Ian Matos, atleta dos saltos ornamentais do Brasil, morreu nesta terça-feira após uma parada cardiorrespiratória - Reprodução/Instagram
Ian Matos, atleta dos saltos ornamentais do Brasil, morreu nesta terça-feira após uma parada cardiorrespiratória Imagem: Reprodução/Instagram

21/12/2021 16h41

Morreu nesta terça-feira, aos 32 anos, o saltador olímpico Ian Matos. Ele estava internado no Rio de Janeiro desde o mês passado para tratar uma infecção e, nas últimas horas, sofreu uma parada cardiorrespiratória. A informação foi confirmada pela família do atleta.

Ele havia sido hospitalizado no Memorial São Bento inicialmente com um quadro de infecção na garganta. A bactéria, porém, desceu para o esôfago e, depois, para o pulmão. Nos últimos dias, seu estado de saúde se agravou.

Ian nasceu em Muaná, no interior do Pará, e cresceu em Belém (PA), onde morou até os 17 anos e conheceu os saltos ornamentais. Quando passou no vestibular para Pedagogia na UNB, mudou-se para Brasília, cidade que é um dos principais centros da modalidade do país.

Ele, aliás, foi o primeiro brasileiro homem a se classificar para uma Olimpíada sendo assumidamente homossexual - a quebra de tabu aconteceu na edição da Rio-2016. Ele tentou vaga em Tóquio-2020, como contou o UOL em maio.

Atleta de provas de trampolim de 3 metros, foi a três edições dos Jogos Pan-Americanos (2011, 2015 e 2019), a dois Mundiais (2015 e 2019) e a uma Copa do Mundo (em 2016) - além de ter participado justamente da Olimpíada há cinco anos.

Nos últimos dias, amigos de Ian elaboraram uma vaquinha que visava permitir que a mãe e a irmã dele, que moram no Pará, viajassem ao Rio para visitá-lo.

A meta inicial era arrecadar R$ 10 mil, mas este valor chegou a mais de R$ 17 mil em poucos dias e permitiu o deslocamento.

CBDA se manifesta

A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) emitiu uma nota da tarde de hoje lamentando a morte de Ian. Leia o comunicado:

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos informa, com profundo pesar, o falecimento do atleta olímpico Ian Matos. O saltador estava internado desde o início de novembro, no Rio de Janeiro, quando teve uma infecção na garganta. Ian faleceu aos 32 anos.

Paraense de Muaná, Ian despontou na modalidade ainda bem jovem quando se destacou no Campeonato Pan-Americano Junior de 2003 e no Campeonato Mundial Junior de 2004. Com o objetivo de desenvolver seu potencial, mudou-se para Brasília. Já na capital federal, o atleta garantiu classificação para os Jogos Sul-Americanos de 2010.

Ele continuou sua trajetória de sucesso garantindo classificação para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019, além de integrar a seleção brasileira em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos, Copas do Mundo, Campeonatos Sul-Americanos e nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A CBDA se solidariza à família e aos amigos do atleta e agradece pela amizade, companheirismo e dedicação à modalidade.