Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Saltador olímpico no Rio, Ian Matos está internado em estado grave

O atleta brasileiro Ian Matos, 32 - Arquivo pessoal
O atleta brasileiro Ian Matos, 32 Imagem: Arquivo pessoal

05/11/2021 18h59

Primeiro brasileiro homem a se classificar para uma Olimpíada sendo assumidamente homossexual, tabu que quebrou na Rio-2016, Ian Matos está internado em estado grave em um hospital do Rio de Janeiro com uma infecção que chegou ao pulmão. Amigos promovem uma vaquinha online para arrecadar fundos para a família, que já viajou do Pará ao Rio para acompanhá-lo.

Ian, de 32 anos, foi internado no sábado no Hospital Memorial São Bento, inicialmente com um quadro de infecção na garganta. A bactéria, porém, desceu para o esôfago e, depois, para o pulmão. O saltador está atualmente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segundo pessoas próximas.

Pela redes sociais, desde ontem, amigos têm compartilhado o link de uma vaquinha que visava permitir que a mãe e a irmã dele, que moram no Pará, estado natal do atleta, viajassem ao Rio. A meta inicial era arrecadar R$ 10 mil, mas no fim da tarde desta sexta-feira (5) já haviam sido arrecadados mais de 17 mil reais. Os familiares já estão no Rio, onde ele mora desde 2014.

Ian nasceu em Muaná, no interior do Pará, e cresceu em Belém (PA), onde morou até os 17 anos e conheceu os saltos ornamentais. Quando passou no vestibular para Pedagogia na UNB, mudou-se para Brasília, cidade que é um dos principais centros da modalidade no Brasil.

Atleta de provas de trampolim de 3 metros, foi a três edições dos Jogos Pan-Americanos (2011, 2015 e 2019), a dois Mundiais (2015 e 2019), a uma Copa do Mundo (em 2016) e estreou em Olimpíadas no Rio, onde mora, defendendo as cores do Fluminense nos últimos anos. Em 2014, ele quebrou um tabu no esporte brasileiro ao se assumir publicamente como homossexual. Ele tentou vaga em Tóquio-2020, como contou o UOL em maio.