Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mundial de surfe tem surto de covid e surfistas pressionam por cancelamento

Italo Ferreira e Gabriel Medina - ISA / Ben Reed
Italo Ferreira e Gabriel Medina Imagem: ISA / Ben Reed

29/05/2021 11h23

O ISA Games, que é o Campeonato Mundial Amador de Surfe, teve seu início adiado hoje (29) em El Salvador, na América Central, depois que um surto de covid foi identificado entre as delegações que participam do torneio, que é passagem obrigatória para quem quer disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio. Entre as pessoas que testaram positivo para o coronavírus está a brasileira Silvana Lima. Ela passa bem.

A ISA (International Surf Association) é a entidade responsável pelo surfe amador mundialmente e ganhou protagonismo depois que a modalidade se tornou olímpica. É ela quem se relaciona com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e responde pela competição de surfe na Olimpíada, incluindo o processo de classificação.

Com essa prerrogativa, ela incluiu como exigência, para ir a Tóquio, a participação no ISA Games. Gabriel Medina e Ítalo Ferreira estão qualificados para os Jogos pelo resultado no Circuito Mundial da WSL na temporada passada, mas só vão carimbar o passaporte quando competirem nesse ISA Games. Se eles não fossem a El Salvador, não teriam direito a disputar a Olimpíada.

É nesse contexto que a competição deveria começar hoje, mas ontem (28) a ISA divulgou que 28 pessoas, entre atletas e oficiais do evento, testaram positivo para Covid-19. São integrantes de 20 das 52 delegações, muitas das quais participando da competição em busca das vagas olímpicas ainda abertas. O Olhar Olímpico apurou que Silvana Lima é uma das que testou positivo, mas o resultado foi considerado inconclusivo. Ela já fez um novo teste, mas o resultado ainda não saiu. Por enquanto, ela está isolada.

Surfistas profissionais e a WSL entendem que não há a menor condição de continuar a competição assim, depois que muita gente teve contato com esses contaminados, o que pode aumentar o surto de covid. Mas a ISA bate o pé, uma vez que essa é a sua principal competição anual, a única oportunidade de a entidade e as confederações nacionais se relacionarem com os surfistas profissionais, ligados à WSL.

O Brasil é representado nos ISA Games por Medina, Ítalo, Silvana e Tatiana Weston-Webb, os quatro atletas que também vão à Olimpíada. No Mundial de 2019 (o de 2020 foi cancelado), Ítalo foi campeão e Medina ficou com o bronze. No feminino, Silvana foi prata.