Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Técnico olímpico brasileiro de curling é detido acusado de crimes sexuais

Marcio Cerquinho, do curling, foi preso por acusação de crimes sexuais - Reprodução/CBDG
Marcio Cerquinho, do curling, foi preso por acusação de crimes sexuais Imagem: Reprodução/CBDG

27/05/2021 15h55

Principal nome do Brasil no curling, jogador em três Mundiais e técnico na Olimpíada da Juventude, além de sócio da Arena Ice Brasil, montada em São Paulo, Márcio Leite Cerquinho foi detido no Canadá, acusado de crimes sexuais. De acordo com a polícia de New Westminster, ele foi levado para uma delegacia no dia 17 de maio e acusado de interferência sexual, convite para contato sexual e exploração sexual. O brasileiro nega as acusações.

A polícia está em busca de outras supostas vítimas do treinador. "Nossos investigadores acreditam que é possível que existam mais jovens que foram vítimas de crimes sexuais cometidos pelo senhor Leite Cerquinho", afirmou o sargento Sanjay Kumar, em declaração reproduzida pelo site da polícia de New Westminster.

"Se os pais ou responsáveis acreditam que os jovens sob seus cuidados não foram supervisionados na presença do senhor Leite Cerquinho e podem ser vítimas de crimes relacionados ao sexo, eles devem ligar para a Unidade de Crime Principal", pediu a polícia, que não deu maiores detalhes sobre as acusações.

Procurado pela reportagem, Cerquilho, que está com a esposa grávida, nega as acusações e diz que tudo não passou de um mal entendido. "Coisas que estão sendo postas estão sendo postas sem provas. Tudo possível. Infelizmente é como as coisas funcionam no Canadá. É uma questão cultural deles aqui fazer dessa forma e bola para frente. Vou prestar os esclarecimentos", disse ele, que afirma que passou por detector de mentiras e "não deu nada". "Até ir para a corte tem todo esse clamor público. Eu jamais viria para o Canadá para cometer esse tipo de crime", continuou.

Nascido em Manaus, Cerquinho mudou-se há sete anos para o Canadá, país que onde mais se pratica curling no mundo. E, como haviam feito imigrantes de outros países, ele juntou brasileiros que praticavam curling de forma amadora no Canadá para formar uma equipe brasileira. Em 2017, 2018 e 2019, ele participou do Mundial de Duplas Mistas, pelo Brasil, com três parceiras diferentes.

Depois disso, assumiu o cargo de treinador da seleção juvenil que levou o Brasil pela primeira vez a uma Olimpíada de Inverno no curling, na Olimpíada da Juventude de Lausanne, em 2020. Procurada pela reportagem, a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) disse que Cerquinho foi técnico em projetos "pontuais" e que não atua mais na função desde janeiro de 2020. A entidade alegou que só ficou sabendo hoje da prisão e que está tomando providências internas.

Cerquinho, porém, é mais do que treinador e atleta. Ele é sócio da CBDG em um empreendimento ousado, a Arena Ice, que tem ringue de patinação e pista para a prática de curling, e que foi inaugurada no início de 2020. A reportagem do UOL Esporte esteve lá em março de 2020, pouco antes do início da pandemia, e Cerquinho foi apresentado como o responsável pela pista, o ice-maker.