Topo

Marília Ruiz

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Marília Ruiz: FPF recua, mas segue negociando para Paulista 'emigrar'

Corinthians enfrenta a Ponte Preta pela Campeonato Paulista - Fernando Moreno/AGIF
Corinthians enfrenta a Ponte Preta pela Campeonato Paulista Imagem: Fernando Moreno/AGIF

22/03/2021 16h03

Apesar da nota oficial divulgada hoje dando conta que a recomendação do Ministério Público "será respeitada" (como se fosse uma opção) e que, assim, as rodadas do Campeonato Paulista até o dia 30 de março estão suspensas, a cúpula da FPF e dos clubes da série A1 seguem negociando para levar partidas para outro Estado.

No momento, o interior do RJ seria o destino mais desejado. Isso porque, apesar do endurecimento da quarentena na cidade do Rio, o governador do Estado acena com regras mais brandas. Mas há também conversas mantidas com ES.

Procurado por esse Blog, o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, disse que estava ocupado e depois retornaria. A assessoria da entidade também não confirmou o que seria apenas um "rumor".

Rumor que já movimenta os bastidores de Corinthians e de Palmeiras. Um dos dois grandes pode jogar quarta-feira em Volta Redonda.

O sindicato dos atletas, que também participou da reunião, rechaçou a possibilidade. Segundo Rinaldo Martorelli, ficou decidido que jogos devem ficar para depois do dia 31. "Pelo menos do Estadual."

O esforço para jogar, que pode desgastar ainda mais a relação dos clubes com o Governo de SP e com o Ministério Público, aliviaria pouco. Isso porque, além dos 24 jogos das próximas três rodadas, há um jogo atrasado do Palmeiras (contra o São Bento) a ser disputado. Mas há também preocupação com os jogos das Copas marcados para o Estado.

Curioso é que há sim movimentação para se voltar a campo, jogar e entregar o que foi chamado de "delivery de entretenimento" para os torcedores, mas não há meia hora de conversa perdida para tratar de opções mais curtas para terminar o Estadual. Não custa repetir o que já escrevi muitas vezes: até o campeonato de clubes mais milionário do mundo, a Champions League, mudou suas fases finais em 2020 para poder terminar. O Campeonato Paulista? Não se pode adaptar.

Todo mundo pode, deve, teve de se adaptar. O futebol? Não. Ponto final.