Topo

Marília Ruiz

Secretário de Esportes se reúne com Dimas Covas para debater futebol em SP

09/06/2020 10h29

* Atualizado às 17h

Uma reunião marcada para hoje entre o Secretário de Esportes de SP, Aildo Ferreira, e o diretor do Centro de Contingência da Covid-19 em SP, Dimas Covas, vai selar a entrega do protocolo final da Federação Paulista para retomar os treinos e, consequentemente, a disputa das rodadas finais do Campeonato Paulista de 2020.

Depois de idas e vindas, o protocolo pede a retomada dos treinos (incluindo testes em massa e até confinamento) a partir da próxima segunda, 15.

A Secretaria está de acordo com o protocolo, mas advertiu a FPF que não tem toda expertise (médica e logística) necessária para validar todos os parâmetros, que serão analisados por outros órgãos dos governos estadual e municipais envolvidos.

Apesar do "atraso" (os clubes e a FPF esperavam decidir hoje em Conselho Arbitral os próximos passos para a acelerar a volta do futebol no Estado), a reunião de hoje entre os políticos é vista com otimismo. Tanto que os 3 grandes clubes da capital também agendaram para sexta-feira uma reunião com a equipe do prefeito Bruno Covas para viabilizar o plano de reabertura dos seus CTs. Isso porque, ainda que o protocolo da FPF indique a possibilidade de treinos e concentrações em cidades do interior menos afetadas pela pandemia, Corinthians, Palmeiras e São Paulo preferem usar as suas instalações.

O tal "vidas são mais importantes" do comunicado dos clubes de SP expedido em maio dá cada vez mais espaço para os impactos econômicos da paralisação no esporte, que agora merece uma parte significativa do protocolo que chega hoje às mãos de Dimas Covas.

A ver.

* A reunião presencial não aconteceu. Apenas uma ligação do secretário para Dimas Covas. Há otimismo em flexibilização e liberação de treinos já na semana que vem, desde que os dados de ocupação das UTIs do Estado permaneçam estáveis.