Topo

Marília Ruiz

Outro lado: Corinthians diz ter calendário de quitação de atrasos

09/06/2020 15h49

Mais uma notícia negativa das finanças do Corinthians foi rebatida pela direção do clube como "notícia conhecida" ao minimizar a divulgação dos 90 dias de atraso de salários dos jogadores.

O clube admite atraso no pagamento de março e informa que as férias (abril) serão quitadas no final do ano depois de acordo fechado com o elenco. Sobre o pagamento de maio, o clube diz que será pago nesta semana (assim como o de março) assim que os milhões de euros da negociação de Pedrinho estejam disponíveis. Salários já com o corte da pandemia, claro.

O clube também negocia com a CBF o uso da linha de crédito de R$ 100 milhões anunciados pela CBF para ter fluxo de caixa até que os patrocínios e as cotas de TV voltem a ser depositados.

***

Os problemas financeiros do Corinthians têm dominado as manchetes. Além do balanço mostrar déficit de mais de R$ 170 milhões, o clube enfrenta dificuldades nas negociações da dívida da Arena (que não faz parte das contas do clube). Com a perda da receita de TV e de alguns patrocinadores, o clube cortou salários de atletas, fechou departamento de esportes amadores, suspendeu contrato de funcionários (aproveitando a MP que flexibilizou leis trabalhistas) e tenta diminuir a folha de pagamento do departamento de futebol.

Em ano eleitoral (com disputa ainda indefinida entre Paulo Garcia, Mario Gobbi, Augusto Melo e Duílio Monteiro Alves), o clube ainda flerta com sanções administrativas com a Fifa, pelo não pagamento do zagueiro uruguaio Bruno Mendez.

Poderia perder umas linhas aqui falando do não-futebol total do time do professor Tiago Nunes, mas vou aproveitar a parada do futebol por causa da pandemia do coronavírus e me (e vos) poupar dessa amarga realidade.