Topo

Lei em Campo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Seleção brasileira comemora derrota da La Liga no CAS

30/08/2021 09h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por Gabriel Coccetrone

A Seleção Brasileira poderá contar com jogadores que atuam no futebol espanhol na rodada tripla das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. A Corte Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou o pedido da LaLiga de não liberar os atletas por conta da ampliação da FIFA concedida à Conmebol do período de ampliação dos jogos.

Após a solicitação da organizadora do Campeonato Espanhol, a janela do período de disputas foi reduzida para dois dias apenas.

"A Fifa acolhe a decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) rejeitando o pedido da espanhola LaLiga de anular a decisão da Fifa de estender por dois dias a janela internacional para as eliminatórias para a Copa do Mundo na América do Sul", comunicou a FIFA em seu site oficial.

"Esperamos agora que a liberação de jogadores para as próximas eliminatórias da Copa do Mundo na América do Sul ocorra de acordo com a recente decisão da Fifa, cuja legalidade e legitimidade foram hoje reconhecidas na decisão da CAS", completou a entidade máxima do futebol.

Também em nota oficial, a LaLiga discordou da decisão, mas declarou que vai acatar, anunciando alterações no calendário do campeonato espanhol para que os clubes não sejam prejudicados.

"Diante da negação de medidas cautelares pelo CAS, que consideramos não estar de acordo com a lei na forma, no conteúdo e na pessoa que tomou a resolução, e à qual se acrescenta que o pedido das referidas medidas foi indeferido sem qualquer motivação por parte do tribunal, a LaLiga prosseguirá com os procedimentos implementados nos diversos órgãos judiciais, visto que a decisão da Fifa sobre a alteração do calendário internacional transcende o problema causado nesta ocasião, por se tratar de uma declaração plena de intenções de intervir indiretamente nas autonomias das ligas, em um claro abuso de direitos", escreveu a liga.

A Liga Espanhola ainda reforçou que o problema se repetirá em outubro, com nova rodada das Eliminatórias na América do Sul.

"A LaLiga apresentou este pedido em defesa da integridade de nossa competição e dos direitos dos clubes afetados pela convocação de jogadores para as equipes da Conmebol devido ao aumento em dois dias do período Fifa. Em outubro, enfrentaremos novamente esse absurdo que afetará o dia 9 de LaLiga", ressaltou.

"As confederações têm de se esforçar para adaptar a um máximo de 10 dias (até quarta-feira) para a disputa dos três jogos internacionais, sem assim, sem afetar as competições das ligas nacionais", sugeriu a liga.

A principal reclamação dos espanhóis é pelo fato dos jogadores voltarem ao país somente na sexta-feira, sendo que haverá rodada do campeonato no final de semana, o que obrigaria os clubes a atuarem desfalcados.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo