Topo

José Trajano

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Frustrado com as tragédias no Brasil, ganhei do futebol uma noite feliz

Jhon Arias comemora seu gol com André, na vitória do Fluminense contra o Atlético-MG - Thiago Ribeiro/AGIF
Jhon Arias comemora seu gol com André, na vitória do Fluminense contra o Atlético-MG Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL

10/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é a versão online da edição desta quinta-feira (9/6) da newsletter de José Trajano. Na newsletter, apenas para assinantes, o colunista traz toda semana análises sobre futebol, política e sociedade. Para receber o boletim, clique aqui.

Voltar para casa depois de um mês e meio fora deixa a gente embaralhado, cabeça confusa com o fuso, mas com o sentimento gostoso de, ao chegar, sentir o cheiro familiar dos cômodos e das flores na varanda. Ver que está tudo funcionando é confortador; as toalhas e as roupas de cama limpinhas, cozinha em ordem, a pintura prometida do banheiro por causa de um vazamento do andar de cima, os livros e os cds organizados como havia pedido. Beleza!

Mas foi só pôr o pé em casa, depois da maravilhosa e inesquecível temporada em Lisboa, abrir o computador e ligar a televisão para ter vontade de virar as costas, arrumar as trouxas e fazer a viagem de volta.

Logo de cara dei com a terrível notícia do desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira no violento Vale do Javari, região que concentra a maior quantidade de povos isolados do planeta e que sofre com invasores ligados a pesca e caça ilegal, garimpeiros e traficantes ali da fronteira com Peru e Colômbia.

E me arrepiei com o descaso revoltante do Capitão Corona e a omissão e má vontade das autoridades governamentais em tomar providências para descobrir o que aconteceu. Um escárnio! Precisou a Justiça Federal determinar o envio de helicópteros, embarcações e equipes de busca. O cenário provavelmente de morte de Dom e Bruno traz à tona para o mundo o cruel assassinato de Dorothy Stang, missionária americana executada em 2005 no Pará.

Enquanto procurava aflitivamente notícias dos desaparecidos, postando fotos, compartilhando textos de Eliane Brum, Jamil Chade e de tantos outros, até de Pelé e do incansável Richarlison, chegava a chocante e horripilante notícia: 33,1 milhões de brasileiros passam fome, sendo 14 milhões a mais em pouco mais de um ano.

É de chorar de vergonha, de raiva, de frustração.

Vivendo assim, acabrunhado, depois do retorno de Lisboa, fazendo as contas para outubro chegar logo, decidi ver futebol na tevê na quarta-feira. Não acompanhava nada quando estive fora.

Não podia ter feito coisa melhor! Vi os 5 a 3 do iluminado Fluminense sobre o Galo. Que maravilha, que noitada gloriosa, não só para a torcida tricolor, mas para quem a ama o futebol.

E dormi feliz, sonhei com os 6 a 0 do Botafogo no Flamengo em 1972, com três gols de Jairzinho; com os 7 a 1 do Corinthians no Santos, com três de Carlitos Tevez; com os grandes confrontos de muitos gols entre o Santos de Pelé e o Botafogo de Garrincha no Maracanã... Enfim, o futebol me deu a noite de sono que precisava.

Obrigado, futebol!

************

LEIA A NEWSLETTER