Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com jogo do Flu esvaziado, Record vai mal e Carioca perde de Globo e SBT

Cazares, do Fluminense, marca jogador do Madureira em jogo do Campeonato Carioca transmitido pela Record - Lucas Merçon
Cazares, do Fluminense, marca jogador do Madureira em jogo do Campeonato Carioca transmitido pela Record Imagem: Lucas Merçon

Colunista do UOL

25/04/2021 13h16

A Record não tem muito o que comemorar hoje (25). Com a exibição da vitória do Fluminense contra o Madureira, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca 2021, a emissora ficou em terceiro lugar e marcou seu recorde negativo de audiência desde que começou a mostrar o Estadual do Rio de Janeiro, no início de março.

Segundo dados de audiência obtidos pela coluna, Fluminense x Madureira marcou 4 pontos de média com picos de 5 com a bola rolando, entre 11h05 e 13h03. No mesmo horário, o SBT conseguiu ficar em segundo lugar com o "Domingo Legal", que fechou com 6 pontos. A Globo, com a exibição do "Esporte Espetacular" e o início da sessão de filmes "Temperatura Máxima", marcou 9 pontos.

A partida foi narrada por Lucas Pereira, com comentários de Ricardo Rocha e apresentação de Mylena Ciribelli, e foi exibida neste horário por causa dos compromissos que o Fluminense tem na Copa Libertadores. Outro ponto importante é que a Record quis testar a aceitação do público com futebol na faixa das 11h.

Na visão de executivos da emissora, porém, o teste ficou prejudicado: como o Flamengo venceu a Taça Guanabara ontem (24) em jogo contra o Volta Redonda, a partida perdeu qualquer atrativo e virou uma mera formalidade. O Flu já está classificado para a próxima fase e o Madureira sabia que não tinha chances de passar para o mata-mata.

O recorde negativo antigo para jogos do Carioca na Record era de Volta Redonda x Botafogo, que no dia 10 de abril marcou apenas 5 pontos de média. Só para efeito de comparação, com a exibição na Globo, a menor audiência de um jogo do Fluminense aconteceu em 2014, quando duas partidas marcaram 12 pontos de média.

Em 2020, o último Estadual exibido pela Globo, a menor audiência do Flu foi em 26 de janeiro do ano passado, quando Bangu x Fluminense marcou 15 pontos de média.

Na Record, a expectativa é que, com a chegada do mata-mata, os índices de audiência subam. A emissora deverá mostrar os dois jogos envolvendo o Flamengo na semifinal e a final. As finais serão exibidas para todo o Brasil, nas tardes de domingo, às 16h.