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Gabriel Vaquer

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Por que SBT virou potência no futebol em apenas sete meses de investimentos

Téo José anunciando os direitos de transmissão da UEFA Champions League no SBT: um dos eventos comprados em sete meses de investimentos no futebol - Reprodução/SBT
Téo José anunciando os direitos de transmissão da UEFA Champions League no SBT: um dos eventos comprados em sete meses de investimentos no futebol Imagem: Reprodução/SBT

Colunista do UOL

25/04/2021 04h00

O SBT tomou conta do noticiário da mídia esportiva nas duas últimas semanas. A emissora de Silvio Santos comprou dois eventos (a Copa América 2021 e a Liga Europa), que se juntaram ao leque que já tinha a Libertadores da América e a Liga dos Campeões. Além disso, o SBT fez proposta tirou a ex-árbitra Nadine Basttos da Globo para comentar polêmicas da arbitragem em suas transmissões.

Muita gente ainda se questiona se a investida é séria e se não é mais uma das aventuras do apresentador/dono da emissora. Mas de fato, agora é diferente. Tal qual fez nos anos 1980 e 1990, o SBT quer investir de forma mais firme no futebol - tanto que, de setembro de 2020 até este mês de abril, a média é de um evento comprado a cada 52 dias.

Alguns fatores muito importantes para que essa cultura mudasse. O SBT já convenceu o mercado publicitário que o seu projeto de futebol é sério. O grande problema é ainda convencer parte do público que gosta de futebol, que ainda tem grande resistência pela falta de investimentos na área entre 2003 e 2020.

A coluna destaca quatro pontos cruciais para que o SBT tenha decido entrar de vez no futebol:

1) Faturamento

Nenhuma competição no SBT é adquirida sem a certeza de que trará retorno publicitário. Isso, inclusive, influencia decisivamente no valor que a emissora propõe para adquirir as competições. Nesse quesito, é importante a figura do Diretor de Marketing & Negócios do SBT, Fred Muller.

O executivo foi do Grupo Globo entre 1999 e 2019 e tem boa entrada no mercado, conseguindo trazer marcas relevantes. Se Muller garante um faturamento de X para ter um lucro Y, o SBT vai para frente e faz a proposta.

2) Audiência

O SBT recebeu o gostinho da audiência que o futebol ao vivo pode ter com a final do Campeonato Carioca 2020 entre Flamengo e Fluminense. O resto, foi uma consequência. Além de elevar a média em relação ao que o SBT costuma marcar no seu horário, o futebol também fez o canal ver números que não via faz tempo.

A final da Libertadores 2020 entre Palmeiras x Santos foi o maior número do canal desde 2004. Por mais que os jogos regulares não consigam passar dos 20 pontos, é muito mais do que os 5 pontos de audiência que o SBT consegue diariamente com suas atrações.

3) Diretoria com vontade

Hoje, o SBT tem uma diretoria que quer fazer esporte. Fred Muller, como falamos acima, foi diretor da Globo por muito tempo e sabe da importância que o futebol tem para os negócios. José Roberto Maciel, CEO do SBT, e Murilo Fraga, diretor de programação do SBT, também são peças muito importantes deste pilar.

É Maciel, junto com Silvio Santos, que bate o martelo por cada proposta que será feita ou contrato fechado. Sem uma diretoria com vontade de fazer, isto não seria possível. Ajudou também, claro, o fato de vivermos um período com venda de muitos direitos de transmissão - eram muitas negociações no período, o que ajudou ao SBT ganhar fama de comprador de eventos em um período tão curto.

4) Fator "Família de Silvio Santos"

Como nada no SBT passa sem aprovação de Silvio Santos, o Patrão é parte importante nisso. Sua família, principalmente, tem papel fundamental. Genro do dono do canal, o Ministro das Comunicações Fábio Faria (PSD-RN) foi quem intermediou o acordo para a final do Carioca 2020, que acendeu o alerta para a compra de competições no canal.

Entusiasta de futebol, Faria também contou com um outro "apoio": o de seu cunhado e atacante do Orlando City (EUA) Alexandre Pato. Como a família passou a ser mais próxima do futebol e Silvio Santos começou a ver esta realidade mais de perto, entender que futebol era algo importante não foi difícil. Por isso, os frutos estão sendo colhidos neste momento.