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Fábio Seixas

REPORTAGEM

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Ayrton nunca estava satisfeito, relata livro sobre os anos de Senna pré-F1

Capa de "da Silva: Ayrton Senna antes da Fórmula 1", de Américo Teixeira Júnior - Divulgação
Capa de "da Silva: Ayrton Senna antes da Fórmula 1", de Américo Teixeira Júnior Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

19/04/2023 07h45

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Da Silva, naquele início dos anos 80, já revelava para poucos sua obsessão pela vitória, característica que o mundo inteiro conheceria pouco tempo depois e que marcaria sua temporada na Fórmula Ford 1600. Ayrton chegou com postura de veterano e não do estreante que era. Não aceitava cara feia, até porque quem fazia cara feia era ele mesmo.

Para Ralph Firman, já se mostrava um piloto muito duro, dentro e fora das pistas, exigia de si mesmo a perfeição e nunca, jamais, estava satisfeito com o equipamento.

"A dedicação dele era extraordinária. Não precisava, mas estava todo dia na fábrica buscando algo mais. Ele poderia ter vencido uma corrida no domingo, mas às 9h de segunda-feira já estaria no escritório reclamando do motor. Eu respondia: 'Jesus, você ganhou por oito segundos' - mas ele não estava satisfeito e queria que eu contatasse nosso fornecedor para pedir mais potência".

O trecho acima, até agora inédito, relata os primeiros passos de Senna na Inglaterra. O ano era 1981, e o brasileiro sabia que não teria uma segunda chance. Para progredir rumo à F1 e não ter que voltar para casa, precisaria vencer campeonato atrás de campeonato.

Essa obsessão, os perrengues de um jovem morando fora do país e os caminhos do brasileiro rumo ao estrelato estão em "da Silva: Ayrton Senna antes da Fórmula 1", do Américo Teixeira Júnior, Jornalista com J maiúsculo, também um obstinado pela precisão e pelo automobilismo.

Américo, autor de livros primorosos sobre Frank Williams e sobre a tragédia do GP de Monza de 1961, foi muito feliz no título e no tema de seu mais novo livro.

"da Silva: Ayrton Senna antes da Fórmula 1" é um recorte de um período crucial na carreira do tricampeão: os três anos de categorias de base na Inglaterra, quando ele apresentou seu cartão de visitas ao mundo.

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Ayrton Senna nos tempos de Fórmula Ford, na Inglaterra, seus primeiros passos fora do Brasil
Imagem: Divulgação

Como um jovem desconhecido, como um "da Silva", conseguiu em três anos ser desejado por algumas das principais equipes da F1? O que ele fez, dentro e fora das pistas, para destruir tantos recordes e chamar tanta atenção? E o que ficou dessa passagem pelo interior da Inglaterra, antes de assinar com a Toleman e estrear na categoria máxima, em 1984?

A resposta para a última pergunta está em outro trecho, que novamente tem a família Firman no centro. Ralph Firman era fundador da Van Diemen, que produzia carros de Fórmula Ford e que logo percebeu o talento de uma geração de brasileiros. Entre outros, abrigou Moreno, Boesel, Gugelmin, Sala...

A sede da Van Diemen ficava exatamente dentro no Snetterton Circuit, o que facilitava qualquer teste. Além disso, permitia chegar relativamente rápido aos circuitos contidos no calendário. Era só pegar o carro e rodar 50 milhas até Donington Park, 100 milhas de Brands Hatch, 115 milhas de Silverstone, 130 de Mallory Park, 180 milhas de Thruxton e 200 milhas de Oulton Park, com viagens variando entre uma e quatro horas de carro desde Snetterton.

Mas esse povo tinha de morar em algum lugar, comer, se vestir, abrir conta em banco etc. Os Firman ajudavam no que podiam para facilitar a vida dos novos moradores, principalmente aqueles que permaneciam temporadas inteiras. Outros, quase sempre por falta de verba, voltava para casa bem antes.

E quem resolvia essas coisas? Angela Firman, que em diversas ocasiões hospedava os candidatos ao Olimpo em sua própria casa. Em contato praticamente diário, Ayrton e o casal ficaram muito próximos. Mesmo quando já era piloto de Fórmula 1, principalmente nos tempos de Lotus, não era incomum Ayrton Senna aparecer na casa de Ralph e Angela, sem avisar. Como o dono da Van Diemen revelaria mais tarde, ele trazia uma malinha e ficava alguns dias, incógnito, naquele ambiente acolhedor, recuperando-se da pressão da Fórmula 1 e daquela, talvez maior ainda, que colocava sobre si mesmo.

"da Silva: Ayrton Senna antes da Fórmula 1" é mais um golaço da Gulliver Editora, que já citei algumas vezes no blog e que hoje conta com um belíssimo catálogo de livros sobre automobilismo. Precisávamos disso. Jourbert Amaral, o editor, é um herói.

O lançamento será em maio, o preço é R$ 69 e a pré-venda já está aberta neste link aqui.