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Fábio Seixas

REPORTAGEM

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De tapa-buraco a bola de segurança, Sainz renova com Ferrari; veja horários

O espanhol Carlos Sainz, que renovou o contrato com a Ferrari até o fim da temporada 2024 - Ferrari
O espanhol Carlos Sainz, que renovou o contrato com a Ferrari até o fim da temporada 2024 Imagem: Ferrari

Colunista do UOL

21/04/2022 07h02

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De tapa-buraco a bola de segurança. Sainz conseguiu. A Ferrari anunciou a renovação do contrato do espanhol por dois anos, até o fim de 2024.

Foi a conclusão de um impasse que durou algumas semanas. Os dois lados queriam renovar, mas existia uma divergência sobre o prazo. A escuderia queria um ano, com opção de extensão por mais um. Sainz preferia as duas próximas temporadas já no papel. Sua vontade prevaleceu.

É uma ótima notícia para ele, péssima para Schumacher. O alemão, integrante da Academia Ferrari, sonhava com esta vaga em 2023. Ok, talvez tivesse que esperar mais um ano. Agora, na melhor das hipóteses, só em 2025.

"Estou muito feliz. Sempre disse que não há lugar melhor para correr na F1 e, depois de um ano por aqui, posso confirmar que vestir esse macacão e representar esta equipe é algo único, incomparável", disse Sainz, no comunicado distribuído à imprensa em Imola, onde a F1 corre o GP da Emilia Romagna no fim de semana.

A escolha do local para fazer o anúncio é emblemática. A sede da Ferrari, em Maranello, fica a 70 km do circuito. Os italianos gostam dessas coisas.

"Minha primeira temporada aqui foi sólida e construtiva, com todos trabalhando juntos. O resultado disso está claro neste ano. Sinto-me fortalecido com essa demonstração de confiança. O F1-75 está provando ser um carro de ponta, que pode permitir que eu busque meus objetivos, a começar pela primeira vitória na F1", completou.

Esta última frase merece uma reflexão. Porque é mais um indício sobre qual será o papel do espanhol na equipe. Sainz, como todo piloto, tem o sonho de ser campeão. Mas, ao renovar por dois anos, praticamente sacramenta sua posição de escudeiro _a Ferrari não cederia no prazo assim, de graça.

Em termos de resultados, existe um fosso entre ele e companheiro de equipe. Enquanto o espanhol ainda busca a primeira pole e a primeira vitória na F1, Leclerc já tem 11 e 4, respectivamente. Neste ano, com um carro que nasceu bom e que dá esperanças de fim de fila para a Ferrari, o monegasco venceu 2 dos 3 GPs até agora, cravou melhor volta em todos e lidera o campeonato com 71 pontos. Sainz está em terceiro, com 33, e o abandono na Austrália talvez tenha definido sua trajetória na F1 _escrevi sobre isso aqui.

A renovação, de qualquer forma, merece aplausos. A trajetória de Sainz em Maranello, até agora, é louvável.

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Charles Leclerc e Carlos Sainz, da Ferrari, no pódio do GP do Bahrein, que abriu o Mundial 2022
Imagem: Ferrari

O espanhol estreou na F1 em 2015, pela Toro Rosso, e passou por Renault e McLaren, sem muito brilho. Chegou à Ferrari meio que no susto, quando a equipe precisou buscar alguém no mercado após a saída de Vettel, no fim de 2020. Promover Schumacher direto da F2 não seria prudente. No roteiro imaginado por Binotto, chefe do time, Sainz esquentaria o banco até que o alemão, emprestado à Haas, estivesse pronto.

Só que esqueceram de combinar com o recém-chegado, e ele reescreveu o plano. Conquistou quatro pódios e conseguiu uma marca impressionante: nenhum abandono em 21 GPs. No fim da temporada, foi o quinto no Mundial, duas posições à frente de Leclerc, com 5,5 pontos de vantagem.

Seu status mudou. Leclerc continuou sendo o queridinho da casa, mas Sainz ganhou a confiança de todos. Já Schumacher ainda não desabrochou. Daí o novo contrato já ser tido como certo desde a virada do ano, faltando apenas a definição sobre o prazo.

Mas há outros assuntos em Imola. O primeiro GP europeu da temporada promete ser quente nos bastidores e molhado na pista.

Além da notícia de Sainz, o paddock hoje ficou sabendo que Hamilton integra um consórcio que quer comprar o Chelsea. Serena Williams também está na jogada. Cada um desembolsaria cerca de R$ 60 milhões no investimento.

Há ainda todo o zunzunzum das equipes que acusam a Haas de ser uma "Ferrari branca". Como a FIA vai reagir?

E há a preocupação com o clima. A meteorologia prevê pista molhada nos três dias de atividades em Imola e indica 70% de chances de corrida com pista molhada. Tudo isso com uma corrida de classificação no meio. Oba!

A programação do GP da Emilia Romagna está abaixo, no traço fino do Pilotoons.

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Programação do GP da Emilia Romagna
Imagem: Pilotoons