Topo

Fábio Seixas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Programe-se: GP de Abu Dhabi

Lewis Hamilton chega ao circuito a Abu Dhabi nesta quinta-feira vestindo moletom com a expressão "foda-se" - Reprodução
Lewis Hamilton chega ao circuito a Abu Dhabi nesta quinta-feira vestindo moletom com a expressão "foda-se" Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

09/12/2021 11h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Hamilton pisou no circuito vestindo um moletom com a inscrição "fuck off", o velho "foda-se" em português. Pouco depois, ele e Verstappen evitaram cruzar olhares e mostraram frieza na última entrevista coletiva do dia, em que foram propositadamente escalados lado a lado. Não por coincidência também o diretor da F-1 destacou no documento protocolar pré-GP, artigos do Código Esportivo Internacional que punem pilotos por condutas antidesportivas.

Abu Dhabi é o pico de tensão de um dos Mundiais mais tensos da história.

"É o maior momento da minha carreira", disse Verstappen, na sua primeira manifestação na entrevista coletiva. "Tenho certeza de que muita gente já tinha nos descartado da briga. Ninguém nunca conseguiu oito títulos. Lembro do meu primeiro, e de toda a emoção que veio junto", emendou Hamilton.

coeltivc - Reprodução - Reprodução
Lewis Hamilton e Max Verstappen na entrevista coletiva desta quinta em Abu Dhabi
Imagem: Reprodução

Veio então a pergunta que todos queriam fazer: haverá batida no domingo?

Verstappen: "Como piloto, você não fica pensando nessas coisas. Você só dá o seu melhor para vencer. A imprensa pensa nessas coisas, mas só tento me preparar ao máximo. Vou tentar vencer neste fim de semana".

Hamilton: "Não há muito o que acrescentar, na verdade. Tudo o que posso fazer é controlar o que está ao meu alcance".

O assunto não ficou restrito aos duelistas. Vários pilotos foram questionados sobre suas visões da disputa do título.

Alonso opinou que a Mercedes hoje tem o melhor carro da F-1, mas que considera Verstappen o melhor piloto da temporada. Sainz e Russell se negaram a apontar um favorito. Para Gasly, o holandês deve ser campeão em Abu Dhabi, apesar do bom momento de Hamilton.

Vettel lembrou que o inglês pode superar os sete títulos de Schumacher no domingo. "Michael é meu ídolo, então talvez eu não queira ver Lewis vencendo aqui. Mas ele continuará sendo meu herói qualquer que seja o resultado", afirmou o tetracampeão.

E vale uma menção honrosa a Norris, que foi questionado na entrevista coletiva de Abu Dhabi sobre sua estratégia no duelo com Leclerc pelo 5º lugar no Mundial_o monegasco está apenas quatro pontos à sua frente. "Faço um brake test nele. São só 10 segundos de penalização", ironizou o inglês.

A possibilidade de Verstappen provocar uma batida na corrida é o assunto do paddock. Tanto que Michael Masi, diretor da FIA, resolveu incluir alguns lembretes no documento que emite antes de cada GP, com os procedimentos para o fim de semana.

Reproduziu quatro artigos do Código Esportivo Internacional que tratam de condutas antidesportivas, com suas respectivas punições. O último deles esclarece que, em caso de punição, pontos serão deduzidos não apenas do piloto infrator, mas também da equipe. É um recado claro para Mercedes e Red Bull, também na disputa pelo Mundial de Construtores.

Verstappen vestiu a carapuça: "Eu sei o que o código diz, não preciso ser lembrado das regras. Não há nenhuma novidade neste fim de semana".

Mas Abu Dhabi não é só tensão.

É, também, palco de despedida de uma das grandes figuras da história do esporte, Raikkonen. Aos 42 anos, campeão em 2007 e recordista de GPs, o finlandês fará sua 349ª e última largada no domingo. E a Alfa Romeo foi genial. Pintou na carenagem a frase "querido Kimi, vamos te deixar em paz agora".

alfa - Alfa Romeo - Alfa Romeo
Alfa Romeo faz homenagem a Kimi Raikkonen em Abu Dhabi
Imagem: Alfa Romeo

É uma piada com a célebre frase de Raikkonen durante o GP de Abu Dhabi de 2012, prova que venceu ao volante de uma Lotus. "Deixe-me em paz, eu sei o que estou fazendo", disse para o engenheiro, pelo rádio. Hoje há até camisetas e canecas à venda com essa inscrição.

Veio também uma boa notícia para Pietro Fittipaldi: ele renovou com a Haas e seguirá como piloto reserva da equipe pela próxima temporada.

Por fim, a FIA anunciou a renovação do contrato com Abu Dhabi até 2030, mostrando que confia nas mudanças feitas no traçado para este fim de semana. Em suma, várias curvas foram emendadas, tornando a pista mais veloz. Espero, mesmo, que tenha ficado melhor...

Segue a programação deste fim de semana, no traço fino do Pilotoons.

programaba - Pilotoons - Pilotoons
Programação do GP de Abu Dhabi
Imagem: Pilotoons