Topo

Fábio Seixas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Verstappen é multado em 50 mil euros por tocar Mercedes de Hamilton

Max Verstappen, em Interlagos, após ser ouvido pelos comissários da FIA - Fabio Seixas/UOL
Max Verstappen, em Interlagos, após ser ouvido pelos comissários da FIA Imagem: Fabio Seixas/UOL

Colunista do UOL

13/11/2021 13h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Max Verstappen foi punido em 50 mil euros, cerca de R$ 312 mil, por tocar duas vezes as asas traseiras de Lewis Hamilton após a classificação de sexta.

O comunicado emitido pela FIA exatos 33 minutos após o segundo treino livre informa que o holandês infringiu o artigo 2.5.1 do Código Esportivo Internacional do automobilismo.

A regra estipula que, em regime de parque fechado, o que sempre acontece após uma classificação, os carros não podem ser tocados por ninguém sem o aval da FIA. A natureza da regra é garantir que os carros passem pela vistoria técnica nas exatas mesmas condições em que estavam na pista.

"Os comissários ouviram o piloto e um representante da equipe. Também examinaram um vídeo feito por um fã do outro lado da pista, assim como imagens do circuito interno do autódromo e das câmeras dos carros 14 [Alonso], 33 [Verstappen], 44 [Hamilton] e 77 [Bottas]. Em conjunto, essas imagens montam um cenário claro para o que ocorreu no parque fechado após a classificação", diz a nota.

O texto é bastante descritivo e detalhado: "Verstappen sai do carro, então se move para a traseira do seu carro. Ele tira as luvas e coloca a mão direita no vão entre as asas. Na sequência ele vai até o carro 44 e repete o movimento, tocando a asa traseira em dois pontos, um toque em cada lado do mecanismo do DRS, mas sempre na parte de baixo da asa, distante do braço de acionamento ou dos pontos de fixação".

O texto informa ainda que imagens de alta definição deixam claro que os toques de Verstappen não alteraram absolutamente nada nos aerofólios de Hamilton, como argumentou a Mercedes. "Não há nenhum movimento nos componentes."

Por fim, os comissários reconhecem que não é a primeira vez que um piloto toca o carro de um concorrente em parque fechado. "Mas é uma infração do regulamento e que poderia ter causado consequências graves", concluem, justificando a multa.