Topo

Fábio Seixas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Alonso lidera treino ofuscado por polêmica em Interlagos

Fernando Alonso deixa os boxes da Alpine no treino livre deste sábado em Interlagos   - Alpine
Fernando Alonso deixa os boxes da Alpine no treino livre deste sábado em Interlagos Imagem: Alpine

Colunista do UOL

13/11/2021 13h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O cronômetro foi um detalhe. O segundo treino livre para o GP de São Paulo foi uma sessão estranha, ofuscada pelo mistério em torno das investigações sobre Hamilton e Verstappen.

Todos estavam com um olho na pista de Interlagos, outro nos homens da FIA.

Como se não bastasse, ninguém estava muito preocupado em buscar tempo com voltas lançadas. Para quê? A classificação já foi. Os pilotos se ocuparam de simular as condições que encontrarão nas duas corridas que têm pela frente: 24 voltas hoje, 71 amanhã.

Alonso foi o mais rápido, com 1min11s238. Verstappen ficou em segundo, a 0s864, seguido por Bottas e Ocon. Hamilton terminou em quinto.

Alonso em primeiro? Pois é, esqueçam o cronômetro.

Há algo mais importante para acontecer, mais decisivo para o fim de semana e com possíveis implicações no campeonato: faltando menos de três horas para a corrida de classificação, ninguém sabe as posições de largada de Hamilton e Verstappen.

Os duelistas pelo título estão sendo investigados pela FIA, e a demora em divulgar os veredictos tornou-se o grande assunto das conversas pelo paddock.

O treino livre deste sábado começou com temperaturas mais elevadas do que na sexta-feira, 19°C no ar, 47° no asfalto, situação que favorece a aerodinâmica dos carros da Red Bull.

Como esperado, logo o holandês passou a comandar os trabalhos. Na sua primeira volta lançada, com 17 minutos de sessão, estabeleceu 1min12s102 com pneus macios e passou para primeiro.

Hamilton só deixou os boxes três minutos depois, mas dedicou-se inicialmente a simulações de corrida. Após a primeira série de voltas, era o 15º colocado.

Faltando 18 minutos para o fim da sessão, Alonso surpreendeu todo mundo e cravou o melhor tempo: 1min11s238, 0s864 melhor do que o holandês.

E assim ficou. Ninguém superou o espanhol. O treino terminou como se não tivesse acontecido. A notícia que todos procuram em Interlagos ainda não veio.