Topo

Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Hamilton troca motor e Ricciardo fala sobre brigadeiros

Michael Masi, diretor da F-1 (de azul), durante inspeção no circuito de Interlagos nesta quinta-feira - Beto Issa/GP de São Paulo
Michael Masi, diretor da F-1 (de azul), durante inspeção no circuito de Interlagos nesta quinta-feira Imagem: Beto Issa/GP de São Paulo

Colunista do UOL

11/11/2021 13h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Hamilton diz que ainda não sabe. Mas a informação já circula por Interlagos e é mais um golpe nas pretensões do inglês para Interlagos e para o Mundial. Ele terá de trocar o motor a combustão neste fim de semana, o que significa punição de cinco posições no grid.

Ainda no México, a Mercedes detectou perda na pressão de água. Engenheiros tentaram de tudo para evitar a punição, mas enfim decidiram pelo caminho mais seguro: a troca do motor.

"Não sei de nada", disse Hamilton, na entrevista coletiva do começo da tarde, em Interlagos, questionado sobre os rumores que já circulavam pelo paddock.

A informação ainda não é oficial, mas em breve será publicada pela FIA.

Será a segunda vez no ano em que Hamilton terá de cumprir punição pelo mesmo motivo. Coincidência ou não, a primeira foi na Turquia, início da má fase do inglês no Mundial.

Em Istambul, ele largou em 11º e terminou em quarto. Lá, a vitória foi de Bottas, seu companheiro na Mercedes. Nas duas etapas seguintes, só deu Verstappen.

A punição, é importante destacar, só será aplicada no grid do GP de domingo. No sábado, na minicorrida, ou corrida de classificação, ele largará da exata mesma posição que conquistar na sessão classificatória da sexta-feira à tarde.

É claro que Marko, o consultor da Red Bull e maior falastrão do paddock, já se pronunciou. "É claro que essa é uma boa notícia para nós. Vamos correr por uma dobradinha aqui", afirmou.

monit - Fabio Seixas/UOL - Fabio Seixas/UOL
Monitor na sala de imprensa de Interlagos exibe entrevista de Russell e Giovinazzi
Imagem: Fabio Seixas/UOL

A série de entrevistas coletivas em Interlagos continua pela tarde e teve como um dos bons momentos a declaração de amor de Ricciardo a uma iguaria brasileira: o brigadeiro.

"Conheci brigadeiro num aniversário do Felipe [Massa], no apartamento dele. Acho que a mulher deve que fez. Gostei muito! Ontem jantei de novo com ele e ganhei uma caixa inteira", disse o australiano célebre pelo sorriso aberto, mas encoberto pela máscara na entrevista.

A paixão de Ricciardo pelo doce tornou-se hit entre os fãs da F-1 nesta temporada graças à colega Mariana Becker, da Band. Depois da vitória de Ricciardo na Itália, ela prometeu fazer brigadeiros para ele, missão que cumpriu na etapa seguinte, na Rússia.

Giovinazzi foi outro foco de atenção nas coletiva. O anúncio da segunda vaga da Alfa Romeo deve acontecer em breve, e o italiano pode rodar. "A pressão existe, só quero fazer tudo bem feito nessas últimas corridas."

Além das entrevistas coletivas, Interlagos vive nesta quinta-feira um dia de inspeções da FIA, com dirigentes e comissários checando as condições de segurança da pista.

Por fim, finalmente chegaram os equipamentos de quatro equipes que estavam atrasados. Mecânicos de McLaren, Haas, Alfa Romeo e Ferrari terão uma tarde das mais agitadas nos boxes.